Escolhendo os Produtos – Organizando os Produtos

Padrão

Oláaaa pessoas!
Depois de um longo, angustiante, sofrido e corrido ultimo semestre na faculdade, eu pude finalmente respirar um pouco e aproveitar para organizar as coisas, quando chegou a vez do armarinho de cosméticos um belo susto, não havia notado o tanto de coisa que havia acumulado! Avaliei cada produto para decidir o que fazer, alguns estavam vencidos e foram para o lixo, outros foram doados para familiares, outros foram trocados por outras coisinhas.
A questão principal que eu quero abordar hoje é como escolher seus produtos e evitar o acumulo de tranqueiras.

1- Eu preciso disso?

Primeira pergunta a fazer a si mesmo antes de comprar qualquer coisa. Eu REALMENTE preciso de mais um shampoo/creme/finalizador? Se você já tem um produto do mesmo tipo em casa, que faz o efeito desejado e não está acabando, provavelmente não precisa de um novo, que pode acabar ficando encostado.

2- Este é um bom produto?

Se você acha que realmente precisa de um novo shampoo/mascara/finalizador ou qualquer coisa, esta é a segunda coisa a se pensar. A melhor forma de saber se o produto é bom é PESQUISANDO, procure resenhas em blogs, fóruns, grupos no facebook, veja o que outras pessoas acham desse produto, se ele cumpre o que promete, se o custo benefício compensa, não tenha preguiça de estudar e até mesmo conhecer um pouco sobre a formulação dos produtos. Ao comprar um produto conhecendo suas características você tem noção do resultado a ser obtido, uma compra por impulso ou ás cegas pode acabar gerando o acumulo de produtos cujo efeito não era assim tão bom quanto a moça da perfumaria falou, que não fazem efeito e você vai acabar tendo que comprar outro que faça.

Isso também vale na hora de organizar os produtos já acumulados, analisar o que faz ou não efeito, se compensa manter estocado aquele produto que não era tão legal assim e avaliar o quanto você usa desse produto, se usa muito pouco (ou quase nunca), geralmente é porque não precisa ou não faz efeito, desencana, passa pra frente, joga na caixinha de doações.

E ao final da minha limpeza, os critérios que usei para decidir o que manter no armarinho e o que desapegar foram:

1- eu uso isso?
Não uso- tchau.
Se uso, vamos para a segunda pergunta:

2- Quanto eu uso isso?
Se uso quase nunca, tchau, beijos.
Se uso com uma frequência de no minimo uma vez ao mês, fica. (Exceto progressivas e afins, que geralmente uso a cada 6 meses – e nesse caso achei mais vantajoso comprar apenas fracionado, pra não ficar com um tubo imenso que vai vencer antes de chegar ao final)

Meu armário ficou com o básico do cronograma capilar: um bom reconstrutor (Fiberceutic), uma máscara hidratante (Pantenol da Haskel) que é boazinha, mas vou acabar com ela antes de comprar uma realmente boa, 2 vidros de óleo vegetal puro para nutrição (Linhaça e Copaíba), um antirresíduos sem sulfato (Banho de Gelo da Haskel), 3 óleos finalizadores em miniatura (Argan, Gengibre e Capim Santo da Inoar) que eu uso sempre que preciso usar secador, em média uma vez na semana, Glicerina pura e algumas ampolas que revezo nas hidratações. A única coisa que ainda tenho ‘demais’ são cremes de pentear, mantive 3, dois bem leves para revezar no dia a dia e um mais porreta pros bad hair day.

E vocês, também acumulam tranqueirinhas ou só tem o estritamente necessário?

»

  1. Apareceu uma margarida e a outra kd????????
    vc é a angel-zita a esquisita?????????
    pois é: vc focou num tema muito importante:
    – consumo
    -consumismo ismo= doença, o ter.
    obs: ser feliz com pouco, idem para os cabelos
    vlw pelo post
    mande um bezo para a morcega

  2. Eu já tive essa febre! Que bom voltar a ver o blog na ativa! Gosto muito de ler blogs, mas os que eu mais gosto são os como esse que ainda não foram comprados pela indústria que fez muitas blogueiras e blogueiros se esquecerem do por que que entraram na blogosfera, esse foi o adeus de muitas dicas úteis para entrar falsas resenhas com falsos elogios aos produtos x,y e z em troca de dinheiro ou brindes. Não acho errado viver de blog, pelo contrário, se você trabalha com o que gosta de fazer vc tem o melhor e mais digno emprego do mundo, mas essa onda de só “amores e elogios” com empresas faz as pessoas comprarem coisas que não precisam ou até que precisam, mas o produto não é bom. A pessoa acredita no que leu por acompanhar os blogs há muito tempo e compra o que a indústria cosmética te empurra. O resultado disso são problemas de acúmulos assim como o que você teve e eu também já tive. Ok que essa não é a única causa, mas é uma das principais!

  3. Bom Dia, acho que toda mulher sempre acumula cosméticos, seja para cabelo, rosto, corpo, esmaltes, e eu não fujo a regra, então eu faço o seguinte, condicionadores, cremes para pentear, eu uso quando vou me depilar, passo antes e depois passo a gilette, cremes para o rosto já é mais difícil eu acumular, pois não são nada baratos, então eu pesquiso, pesquiso e aí as vezes compro, esmaltes fiz uma limpeza em minha caixinha e fiquei surpresa, tinha 164 esmaltes, a amioria vencidos, e outros já endurecidos, agora batom estive olhando e fiz limpeza, tinha cor repetida, então o que não uso dei para amigas, gostaria aproveitando comentar que a “bomba” para cabelos acho que foi uma das receitas mais bem aproveitadas, amei, meu cabelo está lindo, macio e com brilho, obrigada pela dicona,bjs

  4. Antes de mais nada: adorei a matéria!

    Eu não acumulo mais produtos desde que parei de comprar nacionais e passei aos importados e sempre com muita pesquisa, me acertei nas 3 máscaras (Absolut Repair para reconstruir, Chroma Riche da Kerastase e Inner Restore da Senscience para hidratar). Esses dias notei que o que me faltava era algum óleo e comprei o Moroccanoil e ele não me fez substituir nenhum produto e sim somar no meu armário.

    Quando acabar algum produto de fato eu penso em comprar outro avaliando o que está mais critico no meu cabelo, por enquanto esses 4 produtos estão me suprindo bem. Tenho medo de substituir algum que está dando certo por outro que não de efeito 😦

  5. Eu não compro produtos só para “agradar a vendedora” (ou por esporte)de jeito nenhum.
    e não tenho vergonha de pesquisar, ler os rótulos e depois não trazer nada.

    … e mesmo assim acabo acumulando um pouco… rsrsrs

  6. oi raquel! estou procurando seu e-mail por aqui e não consegui encontrar em lugar nenhum… queria tirar umas dúvidas sobre os produtos da sua lojinha!! vc pode me passar o seu e-mail?

    • ola raki amo suas dicas e olho sou consumista de cosmesticos em geral sabe fiz luzes no cabelo amei o resultado estou usando toda linha blond da bio extratus essa semana vou fazer em quase todo cabelo e vou usar suas dicas muito obrigada pelo seu blog beijos ana claudia

  7. ….é…. 1 mês sem posts!
    não pense que estou te cobrando – de jeito nenhum!

    Só sinto falta de ler os assuntos…. sabe…. é que eu aprendi muito com vc!

    eu sigo váaarios blogs mas tem muitos bla bla bla e propaganda enganosa, e o Hair está na minha lista de favoritos, então eu sempre dou uma olhadinha, e por isso comentei hoje.

  8. muito boa a materia!
    E eu passo por isso, principalmente com hidratantes para o corpo e cremes p/ pentear… compro, não gosto e eles ficam lá no armario do banheiro só juntando poeira =/

    ja alguns outros produtos compro pra estoque mesmo… tipo shampoo e creme p/ celulite/estrias (que vem me atacando furiosamente nesses ultimos anos =/)

Deixe um comentário ;)

