Dicas para manter as pontas dos cabelos bonitas

Padrão

Oiiin!

Bom, um assunto de fundamental importância são as pontas dos cabelos.

Muita gente se desespera tanto em tomar/aplicar vitaminas nos cabelos, tipo vitamina A, e se esquecem de uma coisa muito importante: de nada adianta fazer seu cabelo crescer mais, se as pontas vão quebrar e ficar horrorosas, a ponto de ter que cortar um pedação.

Quem tem cabelo descolorido/platinado sabe o quão difícil é mante-lo saudável, e mais dificil ainda, mante-lo crescendo.

Pra mim, o grande segredo é manter as pontas em bom estado, e assim, não precisar cortar grandes pedaços.

Dica 1:

Não, você não vai fugir da tesoura. Quando as pontas estão duplas, de tamanho desigual e horrorosas, não tem outra saída senão cortar e começar a cuidar depois disso. Recomendo (aliás, os profissionais recomendam) que se corte as pontinhas a cada 3 meses, mas nunca fique mais de 5 meses sem cortar.

E não, isso não vai fazer seu cabelo crescer mais. O que as pontas tem a ver com a raiz? O que acontece é que as pontas vão parar de quebrar, dando a impressão que cresceu mais.

Dica 2:

Reparadores de ponta em creme a base de silicone. Pois sim, os silicones são seus amigos. Eles selam as cutículas e protegem do calor do secador e outras agressões do tipo. Só não os use se seu shampoo for sem sulfato. Caso você use um shampoo comum, o silicone (desde que não seja em excesso) vai te ajudar bastante.

Indico: produtos da marca schwarzkopf, como o sealed ends. tem também reparador noturno da elseve, ele é a base de silicones, mas não tem outros petrolatos que não saem com shampoo comum. além de tudo, são bem cheirosos.

Dica 3:

Óleos e mais óleos!

Acho que meu principal conselho em relação as pontas é esse. Meu cabelo passou a ser outra coisa desde que introduzi umectações na minha rotina capilar. Óleo de argan puro (pra umectação, não servem os com silicone, tem que ser puro) entre outros óleos, passado só nas pontas e depois lavados e hidratados normalmente, acabam com a porosidade e ressecados. É bem milagroso mesmo, mas é um cuidado constante.

Dica 4:

Termoprotetores. Pra vocês que não conseguem ficar longe do secador e/ou chapinha, um bom protetor térmico é fundamental. Uso e gosto muito do ciment thermique da kerastase, e o da amend, a fase 3 do RMC é muito bom também. Existem vários leave in que são termoprotetores/termoativados, se você preferir, já compre um que faça as 2 funções.

Dica 5:

Jamais descuide do seu cabelo. Faça sempre hidratações, reposição lipídica e reconstruções. Lembrando sempre que reconstrução demais pode causar quebra, mas cuidados de menos vão deixar seu cabelo fino, ressecado e frágil, então o estrago pode ser ainda maior. Reponha agua e lipídios no mínimo 2x por semana (no caso de cabelos danificados).

Então, quero todo mundo com pontas divas e os cabelos sempre crescendo!

Beijinhos ;**

Anúncios

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. Ameeeeeeeeeeeiiii …
    Foi a Morcega que me ensinou que pra pontas secas >>> óleos !!!!!
    E realmente funciona de verdade, ressuscita pontas sem vida, porosas ….

    beijO, Morcego, leia-se Raquel , tu é show ♥

  2. Ahh, essas pontas do meu cabelo tem me deixado contrariada, viu… Eu tinha o cabelo pretão de tudo, super saudável porque era natural, gigantesco e quase batendo na bunda. Aí fui inventar de ficar platinada e dei com os burros n’água DDDDDD: Além de ser uma novela pra ficar da cor que eu quero, eu tenho que fazer reconstruções, hidratações, nutrições e mais a putaquepariu porque ele quebrou, ficou fino, tá parecendo chiclete velho e com as pontas que nem vassoura de palha -.- Se arrependimento matasse, viu…

  3. Felizmente eu nunca tive problema com as pontas do meu cabelo mesmo nunca tendo feito umectação em 6 meses de cabelos coloridos e 4 cores diferentes, ele está azul atualmente e acho que vou tentar deixar ele loiro, família reclamando muito, ta chato já :/

  4. Olá boa tarde. Nossa eu adorei o teu blog. Eu estou com um baita de um problema, meu cabelo está elástico, já li alguns post teu falando sobre esse assunto, mas gostaria de conversar contigo pra vc tirar dúvidas específicas minhas. Vc tem Face? O meu é Jhosy Prado.

    Obrigada e Parabéns pelo blog.

  5. Oi Raki, Amo suas dicas, vc entende mesmo do assunto capilar, e ainda mais quando eu vi o seu cabelo que eu imagino que deve ser bem difícil de manter, aí eu pensei: “ela merece um crédito, vou testar suas dicas… e o resultado vc já sabe né??? meu cabelo melhorou muuuito.
    OBRIGADA! eu nem sabia o que era umectação! descobri que meu cabelo é poroso!
    Eu estou usando: Azeite de oliva, óleo de amêndoas, óleo de rícino( a farmacêutica não acreditou que era p cabelo) e óleo de Girassol (comprei o do mercado de 1litro mesmo, e deu certo)

    E o óleo de rícino foi bom para acabar com as caspas, e mesmo eu passando no couro cabeludo e depois lavar com condicionador ele não ficou oleoso…. é …sou No Poo! o shampoo acaba com meu cabelo.

  6. Raquel li que você é veterinária, vi seu blog a pouco tempo e ainda nao sei se ja comentou sobre o monovim A, que ultimamente tem sido muito usado para crescimento de cabelos… o que tem a me dizer? ja que o monovim é de uso animal?, ele realmente resolve? beijos

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s