Platinar sem acabar com os cabelos: O que é necessário?

Padrão

As vezes a gente acha que tá tudo ok e que o cabelo vai aguentar platinar, mas, nem sempre.

Tem gente também que acha que platinar é fácil, e MANTER platinado é fácil, só porque consegue bons tons com descolorante.

Mas, cabelo platinado é chato e frágil, e se você não seguir algumas dicas básicas, o cabelo pode não aguentar.

Observação: Não é porque o corte químico ou ressecamento não aconteceu no dia da aplicação da tinta/descolorante, que não vai acontecer depois.

Os estragos capilares nem sempre aparecem no dia.

Então, algumas dicas da minha experiência, não são FATOS, são conselhos, e como são de graça, podem não ser os melhores do mundo, mas…a gente tenta:

 

Dica 1:  Não tente platinar um cabelo cheio de química!

A pessoa tem tinta vermelha, passou preta por cima e um resto de rosa nas pontas, quer decapar tudo isso pra platinar. Sabe a única coisa que me irrita mais que isso? Pedirem pra enviar dicas pra resolver esse problema por e-mail.

Mas sério, roubada mór. Já é um saco platinar  e manter um platinado em um cabelo virgem, ou com só um tonalizante ou coisa assim, imagina um cabelo cheio de tintas? e quem usa alisamento então? Platinado é incompatível com quase tudo.

 

Dica 2: Descolorantes e tinturas profissionais/boa qualidade:

Quando eu digo boa qualidade, isso significa  que você não vai encontrar nada de bom na farmácia, fato 1.

Fato 2, não necessariamente tem uma Ikesaki da vida na sua cidade onde você vai encontrar os melhores produtos.

Conforme-se, comprar pela internet não é tão difícil nem ruim, eu compro, e mais um monte de gente compra. Só procurar sites e lojas virtuais de confiança e se jogar.

Marcas: Eu só indico Supermeches, Igora e Blond Me. O resto, pra platinar, não. CORRÃO.

Oxigenada: Tem que ser no mínimo estabilizada, mas só isso não ajuda tanto assim. Adoro a oxigenada da Amend e ela é fácil de achar. A que eu uso é da Alfaparf. Infelizmente nunca usei a do Blond Me, faltou oportunidade$.

Tinturas: Indico Alfaparf e Color Perfect, apesar de ter outras linhas profissionais boas. PROFISSIONAIS. Koleston, Márcia, Cor & Tom não são pra platinar. Combinado?

 

Dica 3: Não altere nem invente nada pra potencializar a descoloração

A descoloração em si já não é uma coisa que seu cabelo ama. Mais de uma, seu cabelo ama ainda menos.

Alterar a proporção, usar calor pra potencializar a descoloração, seu cabelo não vai curtir. Já vi cabelo ficar elástico, estando virgem, simplesmente porque a pessoa usou papel alumínio em volta da mecha. Um simples detalhe muda tudo.

E sem comentários sobre colocar amoníaco na descoloração, né? Sou contra, super contra, absurdamente contra, qualquer coisa misturada ao descolorante, em especial amoníaco.

 

Dica 4: Manutenção intensiva e frequente:

Não adianta atingir a cor, cuidar no dia, na semana, sei lá, e depois de aparentemente melhorado, esquecer do cabelo.

Se tiver rolado várias descolorações, esse cabelo será eternamente frágil e vai te dar um certo trabalho mante-lo bonito. Porque não adianta ficar feliz que o cabelo não tá elástico, não quebrou, sei lá, e o cabelo tá uma palha.

Então, pelo menos, você precisa de bons cremes, alguns óleos pra combater a porosidade, leave ins, shampoos dignos e tal.

É uma coisa que funciona tipo assim: Produtos caros são mais concentrados e, em tese, mais completos. Produtos L’oreal Professionnel por exemplo, como Absolut Repair,  fazem muitas vezes a função de hidratar e reconstruir. As 2 mascaras do Moroccanoil, se usadas num esquema legal, fazem as 3 etapas, de reconstrução, hidratação e nutrição.

São mais caras, mas provavelmente você consegue se virar com 2 produtos apenas, sem precisar complementar com muita coisa.

No fim, sai muito caro cada ida a perfumaria e os gastos são muito maiores…

 

Mas poxa, isso tudo sai caro…

Eu aprendi que o barato sai caro, e  muitas coisas podem ser compradas aos poucos,  sem desespero.

e a dica mais importante de todas:

TENHA CAUTELA E NÃO QUEIRA A COR IDEAL DO DIA PRA NOITE!

Mais algumas dicas rápidas:

-Não saia descolorindo loucamente,

-a neutralização, shampoos desamareladores e violeta genciana na mascara de hidratação são seus amigos.

-Argan te amará pra sempre

-umectação resolverá sua porosidade

-reconstrutores: use-os com moderação

-toda lavagem vale a pena dar uma hidratada rápida. cremes de hidratação de 3-5 minutos tem de montes e preços variáveis.

-não esqueça o descolorante na sua cabeça por horas

-não se suicide por causa do amarelo ovo até chegar no tom ideal.

 

Enfim, peguei ódio temporário de platinado e meus cabelos estão de férias, lindos e azuis.

Quem sabe, depois de tantas lições que aprendi com a experiência alheia, com meus erros e com minhas pesquisas, eu não volte?

Boa sorte pra quem quer platinar….e vai precisar!

 

(na aba ali em cima tem posts tutoriais sobre o assunto)

 

 

Bjo bjos =***

Anúncios

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. Raki, usei o descolorante vermelho da Amend para platinar e ficou ótimo!
    Mas uma dica boa é, mesmo que se o cabelo pareça estar bom, fique hidratando e umectando ele antes de começar os processos de platinação, pois assim ele fica bem reforçado.
    Eu tinha cabelo roxo, o que ajudou muito na hora de querer platinar, pois com 2 descolorações o tom ficou ótimo, mas tive que faze uma 3ª por causa de algumas partes que ainda não tinham ficado legais.

    Como tu disse, tem que sempre cuidar de cabelo platinado, por isso que larguei dessa vida já que tô sem tempo pra cuidar dos meus cabelos.
    Pra mim, platinar não é tão complicado assim, as pessoas que ficam inventando o caralha 4 e acabam se fodendo. ;*

    • nem me lembra daquele lilás trabalhooooso!
      dava mais trabalho que o platinado ¬¬
      quero férias agora com esse azul, me preocupar só em manter ele hidratado/nutrido, sem ter tanto trabalho com o tom

  2. Ai Raki, toda vez que vejo um cabelo platinado eu quero chorarrrrrr, o meu faz 2 anos que tento platinar mas nunca consegui, ele é loiro bem claro, mas não é platinado (quase branco), que é meu sonho, ele não aguenta duas descolorações. E Só clareia com descolorante, mas fica tb não fica platinado. Pensei em passar uma super clareadora em cima de tudo pra ver no que dá, mas como já fiquei quase careca a um ano atrás penso que é melhor assim do que sem nada. As umectações me ajudaram muitooooooo e o cabelo tá super bonito. To seguindo o esquema HNR toda semana e melhorou muito tá perfeito o cabelo. Queria uma dica de como conseguir platinar chegar ao quase branco sem ficar careca!!! Nunca tentei sozinha sempre em bons salões e com blond me. bjinhos

    • se o seu cabelo ta ok, e com profissional de confiança, tenta uma tinta superclareadora, mas sempre pensa nisso, do antes amareladinho do que sem ele…
      o meu platinado era amarelado na raiz, mas preferia ele assim do que sem ele…nunca usei tinta por cima do descolorante e por isso meu cabelo “sobreviveu”…
      acho as quimicas mto fortes…pensa bem, tenta ox de 30, ou 20, fala com o profissional…+)

  3. amei sua pagina e seu comentário de platinar os cabelos, outra coisa voce não nos trata como idiotas como outras bloqueiras que querem é na verdade aparecer, mas muitas vezes passam informações erradas, ou voce fez e deu certo ou errado ou voce não fez portanto não vai opinar, outra coisa adoro seu visual até porque já tive cabelos azuis, beijos

  4. Raki, eu te amo! vc leu a minha mente? Eu vou descolorir hj! Já descolori o cabelo milhões de vezes, mas sempre que vou descolorir leio algo obre o assunto para ter ctz que nao vou me esquecer de nada no antes, durante e pós descoloração (=
    Ai vc vem com um post desses ❤

  5. Eu to querendo deixar meu cabelo platinado, mas por enquanto to guardando uma grana boa e comprando aos poucos produtos de qualidade, pra não correr um risco enorme de ficar careca.
    Esse post tiro muitas dúvidas que eu tinha e o blog inteiro é muito bom!!! 😀

  6. eu sempre coloco descolorante e depois jogo uma tinta mais clara mais nunk fik um loiro quase branco p eu colocar rosa ou vermelho quais produtos usar me manda quais são por favor e ao total quanto fica p esse cep 53437570 vc manda entrega p recife desde ja agradeço

      • Ai vou tentar a Keune semana que vem, mas só a técnica aqui da minha cidade sabe fazer o loirão platinado, vou tentar na quarta-feira depois conto o resultado. bjinhos

      • Oi, então eu tinha mechas/luzes no cabelo (umas mais claras e outras mais escuras) fiz o tal do Soap Cap no meu cabelo ontem, comecei pelas pontas pq estavam mais escuras e depois apliquei no restante do cabelo. Lavei e onde tinha cabelo escuro ficou LARANJA,kkkkk, e onde estava loiro ficou branquinho.
        Usei pó desc., Ox 20 vol. e shampoo anti-residuos todos da Amend, misturei e apliquei no cabelo. Depois de lavar bem apliquei uma ampola C.kamura massageei e após um creme da keune(um cinza esqueci o nome) deixei meia hora, enxaguei e sequei.
        Não apliquei a tinta loira pq depois acho que ficara mais dificil para platinar, estou certa?
        Meu objetivo é platinar meu cabelo mas não sei se vai quebrar muito se eu fizer outro Soap cap.
        Quero fazer novamente esse processo, mas estou com medo de acabar com meu cabelo e aqui na minha cidade não encontro nenhuma cabelereira digna pra platinar.
        Me ajuda? ^ ^

        Beijos!

          • Então, acabei descolorindo ele todo e agora esta um amarelo-ovo horroroso e onde eu tinha mechas/luzes está elastico branco. Fiz uma mistura de creme Kerastase com leite, azeite e oleo de argan e depois taquei tinta 12.1 mas onde estava amarelo-ovo não pegou. Não sei mais o que fazer. Acho que cometi um suicídio capilar hehe

        • oi melissa tenho uma super dica para tirar esse amarelo ovo do seu cabelo..
          siga direitinho a dica e vc vai salvar seu cabelo amiga garanto.
          começando: 1- pegue um shampoo de 350ml de cor branca….veja bem branco viu!!!
          2- pingue 10 gotinhas de violeta genciana 1% dentro do shampoo, olha se vc colocar todo o shampoo dentro de uma tigela é muito melhor para q vc misture bem até ficar roxinho… essa violeta genciana é encontrada em gualquer farmácia por apenas 2,00 reais super enconta.
          3- depois de bem misturada vc coloca de volta no frasco do shampoo.
          4- agora vc passa em todo o seu cabelo e tenha certeza q passou no cabelo todo mesmo.
          5- deixe agir por 2 minutos apenas. nunca mais q isso! pq pode deixar seu cabelo roxo.
          6- enchague bem até sair tudinho tá… e passe o condicionador.
          pronto vai ficar lindo vc vai ver a diferença logo na primeira vez. faça isso uma vez na semana.
          ps: há esqueci de avisar a violeta genciana tem muito alcool e isso faz o cabelo rececar então para evitar antes de fazer todo o processo q eu falei anteriormente, coloque o fridro da genciana aberto durante 24 horas para q o alcool evapore. isso vai evitar q seu cabelo receque ok!!! espero ter ajudado bjkssss….by:fabiana

  7. Raki, e aquele post com o título ” Super Descoloração – Oxigenada de 10 Vol ” que você tinha feito no seu cabelo? Eu lembro, pelas fotos que você postou, que o seu cabelo ficou bem claro na raiz, e o comprimento também pareceu ter clareado bastante. Porquê você não utilizou esse método de novo??
    Suas dicas são muito interessantes =)

  8. Raki, socorro! Vou hoje comprar a VG, pra platinar meu bonitinho… Ele tem tintura, mas não quero mais agredir o bichinho, custou pra deixar ele um pouco mais saudável, morro de medo dele ficar elástico de novo. Tenho um arsenal de cremes de restauração, vão desde skala até Dzahoo, rsrsrsrsr mas agora só quero retocar a descoloração da raíz e platinar com a VG. Ameeei o blog, muito suscinto, claro, objetivo, e muito muito muuuito funcional, sua linguagem é clara, e não melenta igual dos outros blogs, estou seguindo hein… Mas a verdade é que eu queria mais indicações de produtos que meu cabelinho vai curtir, e mais dicas sobre como deixar um platinado bonito sem detonar os fios, que eles agradecem grandemente rsrsrsrs.

    bjos millllllll

    :*****

  9. Olá, meu cabelo é fino e bem pouco. Seria isso um empecilho para eu desistir da idéia de platinar? Tenho medo de, sei lá, ele cair demais e eu ficar careca ou algo próximo a isso.

  10. Então, meu cabelo é claro e fácil de descolorir, usava descolorante azul (não lembro o nome) e água oxigenada volume 30, de uma marca com cheiro muito suave.Acho que a descoloração é a parte “fácil” de platinar (existe uma boa variedade de produtos bons para isso), mas testei 215485445 tonalizantes até achar o Milk Shake Gelo, da L’óreal, que deixou o meu cabelo cinza gelo, e depois de umas duas lavagens ele ficou branco, branquinho mesmo.
    Meu cabelo é forte, descolori 12 vezes e ele ficou só um pouco elástico, que eu tratei com hidratação intensiva, mas não tive problema com queda.
    Ficou lindo, mas o trabalho de descolorir e passar tonalizante a cada duas, no máximo três semanas, hidratar e gastar horrores (no mínimo 80 reais por mês) era um estresse, acabei mudando pro ruivo.
    Só que agora estou com um problema: NENHUMA tinta pára no meu cabelo, como estava muiiito claro, mesmo o preto desbotou em menos de um mês.Alguém aí já passou por isso?

  11. Oi, Raki!
    Conheci seu blog a uma semana só mas não paro de ler, adorei e tem muitas dicas muito legais, tirou muitas dúvidas meeeeeeesmo.
    Desculpa perguntar aqui, mas como minha pergunta tem a ver com clarear o cabelo achei q talvez fosse melhor nessa postagem.
    Enfim, em resumo, minha cor natural é castanho escuro mas usei preto azulado uma boa parte da vida. Fiquei um ano sem pintar e resolvi ficar ruiva. Descolori e fiz o diabo a 4, a cabeleireira detonou meu cabelo e eu não sabia cuidar na época e nem tentava aprender, ficou terrível. Mas o tempo foi passando e eu só retocava a tinta vermelho acobreada e aparava as pontas. Passei pouco mais de um ano usando essa cor e retocando a cada mês e meio mais ou menos.
    Aí eu quis realizar meu sonho do cabelo fantasia! hehehe
    Queria muuuuito ele turquesa e comprei a tinta. Mas… com o cabelo detonado não podia descolorir. Na ânsia de fazer uma mudança radical e pra ver no q dava, já q o comprimento do cabelo tava claro (ainda q ruivo), joguei o azul por cima (fiz o teste de mecha antes pra ter uma idéia).
    Ficou verde escuro! hsaushuas
    Acabou q gostei muito da cor, mas ainda o quero mais claro e turquesa. Como precisa estar beeem descolorido pra pegar no tom q quero comecei o cronograma e tenho cuidado bem do meus fios pra poder descolorir mais pra frente. Estou fazendo tudo aos poucos pra danificar o mínimo possível.
    A dúvida é: Fazendo o dekap color umas duas vezes depois de um mês do cronograma, depois um soap cap pra terminar de tirar tanto resto de tinta q tenho aqui, espero uma semana hidratando bem e faço uma descoloração, consigo clarear o suficiente sem estragar o cabelo todo ou é melhor aumentar os intervalos entre os processos e o número de descolorações/soap caps?

    beijo e suas dicas são MARAVILHOSAS!!! Salvaram minhas madeixas =)

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s