Reconstrução, Nutrição (Umectação) e Hidratação

Padrão

É difícil até começar esse post, mas vou tentar:

As vezes as pessoas me falam: ai, tal creme é um lixo, odiei, gastei horrores e não recuperei…pode ser que você não esteja usando os produtos certos.

Não adianta usar o que não é necessário, certo?

De qualquer forma, todo cabelo tingido/com química/danificado pelo vento, mar, sei lá, precisa dessas 3 etapas, que chamaremos de R, N, H, que é como todo mundo chama. Me acostumei a chamar no blog a N de Umectação U.U, mas vamos lá:

Reconstrução:

A reconstrução é a reposição proteica, ou seja, de queratina (composição básica dos fios) aminoácidos (glicopan oi)

E a coisa mais importante que eu aprendi lendo sobre, não se esqueçam disso: NÃO SE RECONSTRÓI UM CABELO RESSECADO E DESIDRATADO, A RECONSTRUÇÃO É O ÚLTIMO PASSO E O QUE DEVE SER MAIS ESPAÇADO.

Portanto, caprichem em produtos de hidratação e nutrição, pois a reconstrução tem a função de selar as cutículas por mais tempo, impedindo que os outros cremes sejam eficazes.

E a reconstrução também não vai ser eficaz, afinal a função dele é fortalecer a fibra capilar e não dar maciez,  e você vai entrar num eterno ciclo de “nada faz efeito volmorrer!”

Exemplos de reconstrutores:  RMC (ele repõe massa, não necessariamente proteína, repõe ciment, mas não é o produto pra se usar diariamente), fiberceutic, glicopan, moroccanoil de tampa laranja, keramax, cremes que contem queratina, creatina.

Nutrição: 

A nutrição é a reposição lipídica e é o passo intermediário (sou muito legal e to explicando ao contrário, né? ¬¬) e indispensável, eu bato na tecla da umectação desesperadamente, tenho vários posts e óleos são a minha paixão.

Serve pra umectação: máscaras a base de manteigas de karité ou outras manteigas, ou a base de óleos como coco, argan, tutano, semente de uva, rícino.

Vale o esquema de usar uma máscara hidratante como o yamasterol e colocar algum desses princípios ativos naturais. (adoro!)

Hidratação:

São as mascaras mais simples, que não tem grandes componentes.

Produtos a base de aloe vera, máscaras de fruta, o yamasterol, hidratações rápidas da pantene e a elseve colorvive (minhas favoritas) são bem legais pra essa função.

Dicas: – Ordem do tratamento é lavar – usar a máscara NO TEMPO INDICADO NA EMBALAGEM – finalizar com condicionador pra fixar os nutrientes por mais tempo no fio – usar leave in se desejar.

– Aumente a frequência de lavagens pra conseguir realizar o esquema. SEMPRE faça mais hidratações do que nutrições e muito mais do que reconstrua.

– Jamais exagere no shampoo, use pouco. Se você não deixar o cabelo imundo, verá que um pouquinho só é suficiente pra manter limpinho e nem vai desbotar sua tintura

– Use shampoo específico para seu tipo de cabelo, ex.: coloridos, afro

ADAPTE O CRONOGRAMA DE ACORDO COM A  PREFERÊNCIA DO SEU CABELO!

Esse cronograma é muito controverso. Eu não gosto dele, meu cabelo fica ressecado e sinto falta de óleos, preciso de umectações mais frequentes.

Cada cabelo é uma sentença. Fora que gera longos debates sobre onde cada produto se encaixa, sempre com mil dúvidas e eu confesso que eu não entendo horrores dele não, e nem tento entender.

O que você deve levar de importante disso: -JAMAIS DEIXE FALTAR NEM SOBRAR NADA.

-NUNCA EXAGERE EM RECONSTRUÇÕES.

-TROQUE A LAVAGEM SIMPLES SH + COND POR UMA COM SH + MASC SIMPLES + COND

-NUNCA DEIXE FALTAR ÓLEOS

– INTERCALAR PRODUTOS EVITA QUE SEU CABELO SATURE DOS INGREDIENTES.

(sobre esse negócio do cabelo enjoar/acostumar, tem 2 explicações lógicas: 1- falta de antirresíduos e acúmulo de petrolatos não deixam mais o produto agir como antes, 2- seu cabelo não precisa mais apenas daquele componente daquela máscara. por isso acho que intercalar pra que nada deixe de ser tão eficaz acaba sendo legal. seu cabelo não satura e não fica depois mil restos de mascaras)

Saiba escolher seus produtos.

Fonte e mais detalhes e as tabelas com os cronogramas, que não vou copiar na cara larga né? http://cacheadasepoderosas.blogspot.com.br/2011/06/etapas-para-uma-boa-hidratacao.html

Bom, dúvidas? Eu também. uahhuahuahu

Besitos ;*

»

  1. Eu tenho muita dificuldade de entender se a mascara é de hidratação, nutrição ou reparação.
    Possuo várias mascaras da Loreal como a lumino contrast, a vitamino color e a force vector e não faço ideia em qual classificação elas estão. Além disso, a moroccanoil da tampa marro está dizendo que é de hidratação mas já vi vários blogs dizendo que é de nutrição. Você saberia me dizer qual é a função principal de cada uma dessas mascaras?

    • essas marcas importadas geralmente fazem mais de uma função, principalmente H + N juntas, por isso quem usa produtos mais caros, tem menos trabalho.
      a lumino é H, a vitamino e a force já nao sei dizer.
      a moroccan de tampa marrom é H + N, pq tem glicerina q é H e argan que é N.
      é, é mto chato isso e difícil.
      acho q serve mais pra nao deixar faltar nem sobrar nada, mas nao rola ficar classificando cada mascara…

  2. Raki, eu tenho muita dúvida com relação a umectação. Meu cabelo tem tendência a ser beeem oleoso, mas depois que eu descolori ele (agora ele tá loiro claríssimo) eu deixei de notar ele MUITO oleoso como ele era antes. Eu não sei se preciso fazer, tenho muuitas dúvidas em relação a isso. :~

  3. Raki,
    passei do preto azulado para o vermelho e do vermelho para o loiro. Suas dicas me ajudaram demais. Nem eu mesma acredito como meu cabelo passou por tudo isso e está super saudável.
    Pecebi que eu investia demais nos produtos para “concertar” a cagada do que em produtos bons que evitassem que a merda fosse feita, sabe? Depois que comecei a agir visando a prevenção, mudou tudo. Tudo mesmo! Sobre o negócio do glicopan, eu achei maravilhoso, afinal estava com dois frascos encalhados aqui na clínica que já já iam vencer (tambem sou veterinária). Acabou que aproveitei bem!
    Enfim, queria agradecer mesmo, e dizer que o modo como vc se comunica aqui é muito legal e carinhoso. Você e as demais colaboradoras, alias.
    beijos,
    Natália

  4. Eu não sou nenhuma detetive, mas estou começando a te seguir…hahaha!
    ameeeeeeeei suas dicas!
    Quando vi a COR e o tipo do seu cabelo pensei: ela entende do assunto, é aqui mesmo!

    …que saudade do Yamasterol… nem sei porque deixei de usar!

  5. nuss..incrivel…mais uma vez vc m salvou d cortar o cabelo…….pq eu tenho luzes prata e uma mascara desamareladora q (segundo a vendedora) tem queratina/colágeno….q no caso seria recontrutora….e meu cabelo e seco pakaz, eu usando a mascara percebi q meu cabelo continuava seco,pensei,vou cortar esse cabelo q n fica bom nem hidratando….maz ai veio esse post glorioso esclarecendo minhaz duvidas…meu…adoro vc….♥
    ah…uma pergunta nada a ver c o post….qto tempo em media dura a candy color?
    pq eu lavo o cabelo 1 vez/semana c shampoo/mascara/cond. e ainda tem o leave in q eu uso 2 vezes por semana (pq meu cabelo é cacheado)……e em cada procedimento desses a cor(q ja nao eh la essas coisas) desbota um pouco -certo- e eu n tenho mt paciencia p retocar (uso o conteudo do keraton p 4 aplicações de uma ves só)…e to pensando em sair do keraton prata p usar uma cor fantasia…maz antes keria ter uma noção d qt tempo a cor dura antes de ficar horrorosa…..mil desculpas pela preguiça d procurar 1 post a respeito.

    • depende da cor…
      a candy nao tem cor prata, mas as candy duram antes de ficarem horrorosas, sei lá, diz a embalagem de 5 a 40 lavagens, acho bem subjetivo xD
      eu retoco de 15 em 15 dias quando estou com uma cor diluída, tipo esse lilás, e com a cor comum, 1 vez por mes (lavo 4 vezes por semana) e nao deixo a ponto de ficar horrivel
      =***

      • tendi ^^
        em relação a cor eu keria mudar mesmo….p um tom azul ou esverdeado, pq meu cabelo é virgem e consigo dexar brankinho c 1 descoloração…..ai esses tons ficariam bem aceitaveis…^^
        maz assim, o keraton é indicado como banho de brilho..e eu aplico puro, consequentemente ele n fica prata…..fica chumbo….e eu n ligo pq eu adoro todos os tons de cinza….aí ate xegar no prata vai uns 2 meses ou mais…..queria saber se a candy age do mesmo jeito… quanto mais aplica mais escuro fica?

      • Débora mt obrigado mesmo por compartilhar sua experiencia c a candy…..eh pq eu axo lindos os tons e kero usar algum…maz fico tao em duvida…..affff
        nuss axei ótimo….5 semanas ja ta valendo…pq soh mt preguiçoso p tinta…rs

  6. Raki.. eu peguei um pote de creme de hidratação da barrominas de tutano (ela tem queratina e macadâmia), o de 1kg, que eu já havia gostado e joguei um cado de azeite, de óleo de argan, uma ampola de semi di lino também da barrominas, misturei até ficar homogêneo e fiz uma hidratação com ele no domingo após uma umectação com azeite (isso mesmo, meu cabelo tava uó). Massageei cada mecha pacientemente, deixei 20min e clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap pra vc.. meu cabelo é outro!!! Não engordurou nada, meu cabelo tá super macio e com um brilho que só vendo!

    Já providenciei uns cremes hidratantes novos, uns óleos (rícino e côco), o yamasterol, bepantol e glicopan pra fazer minhas macumbinhas ensinadas por vc, mãe raki, que é demais! O que eu mais gostei aqui é que vc usa produtos de marcas acessíveis a nós mortais e faz milagres com eles!

    Virei seguidora fiel! Bjo

  7. quando meu cabelo tava pedindo socorro eu comprei a linha pra cabelos danificados da surya, de laranja e andiroba, e a mudança foi absurda! mas eu sempre usei como hidratação, só que tem óleo orgânico e tudo mais, conta como nutrição então? sempre achei esse cronograma chatinho e meu cabelo responde bem com o que eu aprendi aqui, dai ~nem ligo~

  8. Raki Flor, eu to com uma duvida aqui . o negocio é assim: eu ia fazer umectação com azeite de oliva extra virgem ai pedi pra mamis comprar o supermercado quando ela fizesse compras. aí ela fez a compra e disse que compro o azeite e eu super feliz foi ai que vi que o azeite de oliva é misturado com óleo de soja T_T ai ta fiquei furiosa com minha mãe eu sou do tipo que me extresso rápido e com qualquer coisa boba. ok passsou ja a vontade de quebrar tudo mas aí Raki eu posso usar esse ‘azeite’ (sorry meu netbook nao tem ponto de interrogação x.x) ele nao tem oleo mineral nem nada.. e será que dá um efeito legal assim como o virgem
    Beijos flor aguardo resposta ^^

  9. eu estava começando a entender as funções de cada tipo de produtos e tal
    e o post me ajudou muuuuito, estou começando a conseguir manter meu cabelos sempre hidratados, e agora vou seguir o cronograma pra que fiquem ainda mais lindos,
    obrigada pelas dicas, conheci o site a pouquíssimo tempo e já esta me ajudando muito ❤

  10. Oi meninas!
    estava lendo o blog me fiz uma pergunta, qual é a diferença entre cabelo ressecado e cabelo quebradiço? Existe alguma?
    desde já obrigada!

Deixe um comentário ;)

