Manteiga de Karité

Padrão

Propriedades e descrição:

“Certamente você já ouviu falar em manteiga de karité. Encontrada na África Ocidental, diversos produtos no mundo dos cosméticos são elaborados com essa matéria prima: shampoos, condicionadores, leave-in, máscara de tratamento entre outros.

 

Direto da Fonte

Segundo a engenheira química Rosely Grossman, responsável pela formulação dos produtos da Éh cosméticos, quando introduzida em fórmulas, a manteiga de karité acaba ficando diluída junto com outros ativos do cosmético. “Além de o produto final conter uma quantidade mínima dessa matéria-prima, ele acaba fazendo com que ela tenha seu poder de hidratação e reparação dos fios diminuído”, explica Rosely. Ainda segundo a especialista, essa é uma matéria-prima muito cara e, se colocada em grandes proporções no shampoo e no condicionador, por exemplo, acaba deixando tudo muito caro.

O químico Alexandre Amaro completa: “Essa matéria-prima, quando colocada de forma pura e concentrada nos cabelos, certamente acaba tendo maior poder de hidratação do que quando colocada em algum produto. É como se você estivesse tirando a parte mais hidratante de um produto cosmético e passando diretamente nos fios”.

Entendeu agora o termo “direto da fonte”? Além da manteiga de karité, há diversos outros tipos de manteiga para restaurar a estrutura e a hidratação dos fios. “Manteiga de abacate, que é rica em vitaminas, manteiga de cereais, manteiga de amêndoas, manteiga de cacau e manteiga de cupuaçu são alguns dos tipos de matérias-primas mais procuradas pelas empresas de cosméticos”, afirma Alexandre Amaro.”

Dicas de Uso:

Dicas de uso

  1. Aplicar pura e dormir com ela nos cabelos;
  2. Derretida na umectação (por exemplo com Yamasterol);
  3. Adicionar hidratação de maisena ainda quente;
  4. Adicionar derretida ao creme de hidratação de sua preferência.

(Fonte: Cabelos Cacheados)

 

Como eu disse no vídeo de 2 posts atrás, eu ainda não me adaptei a essa manteiga, ela é muito espessa, mas, vou tentar derreter ela em banho maria (a manteiga de castanha do pará costuma derreter só com o calor das mãos, achei que a de karité fosse igual) vou testar, aí conto pra vocês.

 

ONDE ENCONTRAR MANTEIGA DE KARITÉ PURA: SABÃO E GLICERINA

GERMINAR

 

beeijos 😉

Anúncios

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. Algumas manteigas são de massa mais contundente e as vezes até parecem fibrosas, mas isso por 2 motivos: 1 pela caracteristica propria do fruto, semente ou vegetal em q se extrai e 2 pelo processo usado na fabricação da manteiga. Karitê, aloe, ucuúba (PURAS) são mais densas mesmo. O importante é aprender a manipula-las de forma a obter seu melhor resultado. Neste caso, karite é insaponável (não tem propriedades de espuma – a ucuúba tem), filtra raios solares, antioxidante, emoliente. É ideal contra o ressecamento dos labios, pele, cabelos. Se o resultado q vc quer é de hidratação somente, então use-a junto a algum creme tb. hidratante ou junto a agua de cocô morna, ou pura derretida em banho maria suavemente; mas se vc quer mais potencia desta manteiga, tipo hidratar cabelos elásticos, use-a junto ao TUTANO, ou pó de gelatina dissolvida em agua quente e qdo amornar adicione a manteiga. SEMPRE respeitando as proporções – manteigas = 5 a 10%, oleos = 3 a 5%, extratos de 2 a 5%. Só como curiosidade: as manteigas e oleos saponáveis (propriedades de produzir espuma) são usados para aplicações onde se deseja limpeza, purificação, complemento de algum tratamento mais profundo tipo queda, caspa, espinhas, cravos, manchas, etc, etc e as insaponáveis são as de tratamento mais viscoso. Pretendo explicar melhor em outra oportunidade, rsrsrs ..
    Carinhosssssssss

  2. Essa manteiga e c’est si bom. Como eu ja disse anteriomente a base de muitos cremes
    importados como a loccitane, aqui no Brasil quem da enfase a esta materia prima e a
    maxiline, surya, Eh, avon( antifrizz lotus shield) manteiga de kMais avocado oil e por
    incrive lque pareça : YAMÁ isso mesmo. Então por isso que o bicho é bom(descobri isso
    há duas semanas).
    Raki, gostaria que vc fizesse um post de ceramidas e bio ceramidas, muito importante este item também..

  3. Alguns produtos comerciais que contem ceramidas, mas que são livres de oleo mineral, silicones e petrolatos: Juvena – Beleza Natural – ceramidas // Kanechown – ceramidas // Bel soft – ceramidas // Arovida – ceramidas + Vitamina A // Plusbelle – ceramidas.
    Pelo menos estes produtos tem efeito progressivo, e não como outros onde somente produz efeitos imediatos mas NÃO TRATA. Ou usar oleos e aditivos naturais potencializando cremes e shampoos. Abraços

  4. aterrissando no brasil aquela linha americana TRES SEMME, tá em todo lugar…..espalhou por tudo de drogaria a mercado a hipermercados.
    Obs: foi a primeira linha americana profissional a ser lançada para uso home care.Opiniões
    please…………………………..

    • Usei o creme de tratamento, minha mãe tbm usou. Aquele da linha de Hidratação lá. Achei que a queratina ia deixar zoado, mas o cabelo ficou macio lindo escorrendo, mas no dia seguinte, quando fui lavar, sei lá, parecia que mais nada ficava bom, como se o creme tivesse impregnado (e olha que eu lavo o cabelo com Pure Resource da L’Oreal, que é tipo um anti resíduos levinho.) Minha mãe teve a mesma opinião. Vou usar até o fim pq tenho pena de deixar 1 kg de creme estragar, e pq ele dá resultado no dia, mas não recomendo não. A não ser que vc queira passar umas 3 lavagens com anti resíduo pra tentar tirar do cabelo.

  5. Alguem leu a formula do Tressemme ? Se foi dificil retirá-lo dos fios, então é pq deve ter sulfatos e silicones insolúveis. É o q sempre digo .. produtos q somente “maquiam” a aparencia mas não “tratam” os cabelos.

      • Eu comprei porque a tia Paola (Gavazzi, uma cabeleireira MTO engraçada) falou que usou e achou bom. Nem li o rótulo, mas certeza que tem parafina e silicone insolúvel (em grande quantidade, porque nunca tinha tido problema com residuo de creme antes). Eu vou ler o rótulo do meu e posto depois os ingredientes suspeitos.

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s