Shampoo Sulfate Free? – Desvendando esse bicho de sete cabeças

Padrão

Bem, para quem ainda não sabe eu, Angellzita-esquisita, sou alérgica à shampoo. Mais especificamente, à um componente presente em 99% dos shampoos: lauril eter sulfato de sódio ( sodium laureth sulfate).

Mas quem, ou o quê é esse tal de sulfato-sei-lá-das-quantas?
É, basicamente, o principal agente de limpeza utilizado na indústria cosmética para a fabricação de sabonetes e shampoos. Ou seja, o detergente do shampoo, ao qual são adicionados outros ingredientes, como ceramidas, queratina, proteínas…mas o sulfato é sempre o principal E o mais concentrado, confira na embalagem do seu shampoo diário, o sulfato geralmente é o primeiro ou segundo ingrediente e isso quer dizer que é o que tem em maior quantidade.
A curto prazo, o sulfato limpa os fios, quebrando a maioria das moléculas de gordura (ele não quebra totalmente silicones e petrolatos), mas a longo prazo pode além de ressecar excessivamente os fios, causar irritações no couro cabeludo.

Os shampoos sulfate-free (totalmente livres de sulfatos) possuem detergentes mais suaves e naturais (e consequentemente mais caros) que quebram as moléculas de gordura e não fazem nem cosquinha  nos silicones e petrolatos que possam ter sido usados. A longo prazo não ressecam os fios e não causa irritação à pele, porém alguns cuidados são necessários, como evitar (ou abolir totalmente) produtos que contenham silicones insolúveis e petrolatos (parafina liquida, óleo mineral), pois estes acumularão ainda mais nos fios, tornando-os pesados.

Indicações

Cabelos finos, ressecados, etnicos – são tipos de cabelos que não precisam de uma limpeza mais pesada e por serem mais frágeis, são mais agredidos pelos sulfatos.
Cabelos coloridos – como o detergente é extremamente suave, o desbotamento é mínimo.
Hipersensibilidade – que é o meu caso, onde o uso prolongado (ou o simples uso) de sulfatos causa irritação na pele (coceira, descamação, feridas).

Ainda existem poucas marcas que fabricam sulfate-free no Brasil, dentre elas:
Amend – Eco Therapy Cabelos Coloridos
EH!- Shampoo Orgânico Cassis e Noni
Surya – Linha Amazônia Preciosa

 

 

»

  1. aeee, angell \o/
    testei 2 linhas sem sulfato, uma da belofio e uma da tânagra, da belofio de guaraná eu adorei e a da tanagra eu nem gostei, tanto que fiquei devendo a resenha pra eles, mas fiquei com dó de falar mal da tanagra…

  2. Corri AGORA pra ver se a embalagem do Johnsons baby (amarelinho) não tinha sulfato, pois eu tenho o cabelo fininho, então me identifiquei com o que eu li. Bom, ele tem sulfato, porém não é um dos primeiros ingredientes da lista.

    Sempre usei o amarelinho para tirar a make dos olhos por causa da “fórmula chega de lágrimas”, porém nessa visitinha que fiz agora ao rótulo eu li uma coisa contraditória: “Evitar contatos com os olhos”, mas POOOOORRA! não é “chega de lágrimas”? E tem mais, o oftalmologista recomendou minha tia lavar os olhos com ele por causa de um probleminha que nem me lembro mais o que foi =s
    Vai entender..¬¬’

    • O Shampoo é bom pra limpar maquiagem, secreções ao redor dos olhos e etc. O que o Shampoo recomenta é pra vc “EVITAR” colocar “DENTRO DOS OLHOS” Pq aí eu não vejo necessidade alguma, pois se vc quer limpar seu olhos, use colírio amigã…

    • O tal do chega de lágrimas é para não arder CASO ENTRE EM CONTATO COM OS OLHOS na hora do banho, já que bebês não tem a noção de que shampoo arde e tem que fechar os olhos. Ou seja, é pra não arder se cair nos olhos, mas não é pra ser esfregado nos olhos.
      Eu até uso ele pra tirar make, mas apenas o excesso da pálpebra móvel e ainda com muito cuidado pra não entrar no olho, nas partes que acumula (abaixo da linha d’agua e rente aos cílios) é no demaquilante específico e também com litros de cuidado…meus olhos já não são aquela maravilha, pra que fazer pra foder ainda mais?

  3. oi gente…. a estorinha não é bem assim…..
    Queria fazer posts curtos igual a vcs,a coisa fica longa
    Queria explicar pra cintia queli essa contradição que ela cita
    Edaí gente????????????????????

    OBS:parar pra pensar nem pensar,dói minha cabeça, depois tem que tomar a neusa…..
    sou prático demais,

    coitada da raquel pra me aguentar…………………………………….

  4. Raki, uma dúvida: pra fazer a raiz dos platinados, tem que obrigatoriamente descolorir e depois passar a tinta, ou pode misturar a tinta já na misturinha da ox + descolorante e aplicar tudo junto (pra não precisar lavar e depois fazer a matização)?
    bjssssss

  5. Vou comprar esse da Eh!, adoro essa marca…descobri pelo spray de brilho e foram só alegrias 8D

    Nem tenho alergia/sensibilidade/etc, mas é até legal usar esse tipo mais suave de shampoo pelo menos uma vez na semana, pra não ficar castigando o cabelo sempre.

  6. Estou usando o da Amend e gostei bastante dele.
    Mas reparei que quase todos os cremes de hidratação/reposição de massa têm, no mínimo, Petrolatum. Daí nem sei o que fazer pra continuar hidratando o cabelo (já que o shampoo não “limpa” essas substâncias).
    Como faz? =P

    • [Raki] obrigada por me fazer me ligar disso, lá fui eu me tocar disso e ler as fórmulas dos meus cremes. só caçar nas lojas que tem sem, mais uma coisa pra se preocupar na hora de comprar.

      • Raki, hj fui comprar o shampoo da Amend Eco therapy e tinha Sulfato sim na formula, acho q é só o para cabelos coloridos que não tem e queria levar para cabelos secos. Mas encontrei um tal de Ecologie que acho q não tem ( li rápida a formula pq tava com pressa =P). Você conhece essa marca ou já usou?

  7. Pingback: Produtos Sem Petrolatos – Lavagem Suave « Hair Modification

Deixe um comentário ;)

