Cabelo Crespo? Sim! Colorido? CLARO!

Padrão

Já estava planejando esse post a bastante tempo, juntando fotos legais e querendo preparar um texto também, já que é um assunto importante e que vai além de sugestões e dicas sobre penteados, inclui racismo e consciência negra.

Acho que a maioria viu a notícia da jovem vítima de racismo no estágio na Anhembi-Morumbi em São Paulo, onde os patrões pediram pra que a moça alisasse seus cabelos, pois eram muito crespos e NÃO ESTAVAM DE ACORDO COM O AMBIENTE DE TRABALHO. Ok. Além do crime de racismo, deixo outra questão pra vocês pensarem: até que ponto uma empresa deve interferir no “visual” do funcionário sem ser preconceituoso? Por que todo mundo acha normal e lindo tirar piercings e esconder tatuagens, cabelos coloridos, cortes modernos em pleno 2012 pra trabalhar? Barba, cabelo comprido (em homens) e mil outros exemplos? Mas, isso não vem ao caso e nem vem a ser crime, só acho uma coisa a se pensar.

Admiro e respeito demais a moça que denunciou o crime, mas fico triste pelas cicatrizes que isso deixa em todas as afrodescendentes da sociedade, que sempre dizem tanto aqui no blog pra mim, quanto leio em fóruns, elas dizendo que seus cabelos são feios, que não ficam bem com determinados cortes, cores frias entre outras coisas.

Detesto isso, “tal cor de pele não fica bem com tal cor de cabelo” “tal roupa não fica bem se você for assim” “se o seu cabelo for de tal jeito, tem que usar tal make” sabe o que EU, RAQUEL, penso? que você tem que ser feliz, e usar o que você se sente bonita. Tenham apenas bom senso, não sejam escravas de moda, de padrões, porque uma minoria consegue se incluir em todos eles. Quase ninguém é lindo, perfeito, magro, alto, cabelo liso, pele tal jeito.

E outra coisa, por que vamos ficar acreditando que só isso é bonito? Tem tanta gente bonita no mundo, cada uma do seu jeito…

Eu não aguento mais ver meninas negras, com cabelo crespo, loucas pra alisar ou com medo de usar cabelo colorido porque acham que não ficam bem, e rebatem dizendo que só fica bem em gente branca. Sabe o que fica bem em gente branca? Deixar de ser preconceituosa.

Quer ver como cabelo colorido fica bonito em negro SIM?

Este slideshow necessita de JavaScript.

E sim, tem cabelos lisos…porque afinal, o cabelo é delas, e se gostam liso, por que não usar liso? Cada um usa seu cabelo como quer, assim como as japonesas podem sim ser loiras e cacheadas. Chega de ditar regra de beleza. Coisa mais chata.

Sejam felizes como quiserem, cabelo liso, crespo, colorido, preto, com luzes, verde, azul, moicano, de batom rosa, make de palhaço, sejam vocês mesmas.

Beijos.

 

[fotos de amigas e algumas de modelos negras. infelizmente, achei muito difícil encontrar fotos de negras de cabelo colorido…]

Anúncios

»

  1. amei essa matéria *-*
    Só valhe lembrar que o cabelo afro é beeem mais sensível que um cabelo liso ou cacheado, então cuidado na hora de descolorir as madeixas, ok?
    ox menor e pá, cabelo afro e amônia é complicadinho, ok?
    e eles tendem a “alisar/perder forma” quando são descoloridos, então, tem que tratar e SEM QUERATINA.
    com óleos ou cremes a base de água ^^

    • huahuahuahuahuahuhua muito bem lembrado, compatibilidade de química, g-zuz meu pai, cuidado com isso né, vi um blog muito legal hj sobre óleos, penteados e mil dicas, amei. é completamente diferente de cabelo liso/ondulado, mas, nunca a pessoa pode deixar de fazer por estética…argh q raiva!

      e a xtina e as demais são brancas, ae ficam posers! JIAJIAAHUHUAHUA xD to zuando!

  2. ADOREI o post, muito bom.
    Acho mesmo que cada um usa o que curte.ponto.
    Só que eu não posso ousar demais, sou professora e lá na escola que eu trabalho não são muito aceitas ideias diferente… 😦

  3. BOA BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOA RAQUEL, É ISSO MESMO. NEM REGRAS

    NEM MODELOS.

    . O CHIQUE É SER INTELIGENTE.

    HAIR MODIFICATION TAMBÉM É CULTURA

    VAMOS DO ÚTIL AO FUTIL, SEM ESBARRAR NO INÚTIL…………………………….

  4. caramba, que post incrível! fiquei mais fã ainda de ti. já perdi meu emprego (que eu acabei voltando pouco depois) por causa do cabelo azul e quem fica feliz com uma situação dessas? o bacana é saber que muitas pessoas pensam assim também =) ps: paguei muito pau pra um monte desses cabelos ai huahuahuahu

    • huahuahuahuah valeu querido…hairmodification também tem ~~~polêmica~~~!
      pois é, acho que a gente tem que parar pra pensar em um monte de coisa q a gente aceita quieto sabe…
      muito preconceito que a gente tá acostumado e nao pode acostumar, tem q gritar uns CHEGA!
      beijaoo

      • ~polêmica~ é sempre bom huahuahuahu eu demorei mas aprendi a gritar os meus chegas, por muito tempo eu baixava a cabeça e ignorava mas isso não tá certo não. eu não gosto de um monte de coisa e nem por isso saio apontando na cara das pessoas, falta muito respeito – e como o marcelo disse ali em baixo, tolerância e amor também. love is all we need x)

        • Beatles *-* sim, acho que gritar chegas sempre respeitando os outros – coisas q eu mais me esforço pra fazer, tenho pavor de ofender pessoas (a menos q elas tenham me ofendido primeiro) pq fico muito triste qdo me ofendem – but…all we need is love xD

  5. Esse assunto é outro campo minado………muito se tem a dizer e comentar, seria interessante rever os posts antigos, tem muita coisa boa neste assunto tem que procurar.
    Realmente tem que tomar muito cuidado com as compatibilidades químicas. Se vc é adepta de cachos tem a terapia Deva, desde lavagem secagem etc…., low poo now poo. Sempre usar shampoo
    sem lauril sulfato, é o começo é estranho porque não espuma, temos nacionais e muito bons por sinal, O robson Andrade diz pra falar o cabelo com shampoo sem sulfato, aplicar condicionador e com papel toalha vá amassando que o excesso do produto sai no papel e o que o cabelo precisa ele absorve o resultado é mil de bom. Quem já gosta do lisão é perfeito o henê o cabelo fica igual de japonês, lindo tem matérias e posts sobre hene aqui no HM.Mas é incompatível com quase toda, outras químicas, tem nordestinas e cariocas com cabelos maravilhosos, descolorir nem pensar. Muito cuidado também com a guanidina, lítio o BABADO É FORTE. cuidado
    Os TIOGLICOLATO relaxam as ondas e se vc quiser um efeito mais chapado pode associar com a escova progressiva a base de formol. è isso raki? corrija se eu estiver enganado. Quem tem cabelo crespo evite molhar a toda hora isso ´so resseca e piora a situação, usem umidificadores, dá pra fazer até aqueles bifásicos uma hora a gente fala disso.
    Mega hair isso já caiu muito, principalmentepara cabelo muito afro, a tração nos fios é quase uma tortura,loucura. tem tic tac, e aqueles com fitas adesivas dano quase zero. Vejam o que o mega fez com a naomi campbell e a britney spears….calvicie…………..já pensou.
    Saiu um post esses dias atrás sobre os curley forms. Dá definiç~/ao de cacho, isso deve ficar lindo em cabelo comprido.
    Conversei com a raki esses tempos atrás sobre descoloração com persulfato de potássio é uma boa vamu pesquisar mais. Abre o tom.
    Faltou neste post aqueles cabelos trançados,linnndons.tranças com fitas,mechinhas claras etc…Evitem muita chapinha e baby liss usem protetor térmico, nada de oléo para proteger antes os cabelos literalmente fritam…………….o salão a gente não sabe o que eles usam.
    Outro truque legal que abaixa o friz e funciona bem em cabelo crespo é usar o bicarbonato de sódio.SÓDIO HEIN, funciona como shampoo de limpeza profunda e não resseca os fios, ficam domados bom…. cerveja define cachos. a tal da toca de meia chapa bem os cabelos pra quem gosta de lisos. chega.
    marcelo

    • é, eu nem entro em assunto de cabelo afro pq eu não manjo meeeesmo…só de henê pq meu amigo cabelereiro usou e meu homi usou tb, alisou o cabelo dele e ficou lindo (apesar de ter caído muito) ele é cabeludo tb. eu e ele estudamos bastante sobre hene, mas de resto, nem entendo nada mesmo…era mais o recado sobre preconceito e autoaceitação…

  6. Sou filha de negra e branco, minha pele é clara, e meu cabelo é todo cacheadinho..Eu vejo todo mundo querendo alisar, esticar, cara na boa, eu assumo meu lado neguinha e acho lindo quando meu cabelo fica enoRRRme , com cachinhos saindo da raiz até as pontas, Sempre tive cabelo preto, castanho, vermelho, agora radicalizei e resolvi ficar loura, tudo bem que já comprei Glicopan de litros, mas não dá nada…Por que não arriscar ??
    E mandei ver… dias depois que descolori e pintei , conheci o Hair Modification, aí sim, eu tenho um cabelo , como dizem aqui> manÊro..rsrs
    Rakiiiiii, seu texto está louvável, gostei e amei, vc é demais*.*

    beijO;*

    • que lindo, sou superfã de cachos loiros, principalmente quando são alguns cachos, meio misturado e bagunçado. “negras e japonesas nao podem ser loiras” “cabelo crespo loiro, que horror” ahhh nao enche, sai pra lá com essas regras.
      que bom que vc gostou, fico feliz que você e outros leitores “de sempre” gostaram. afinal, são vocês que eu quero agradar ^^
      Beijo, e continue com o cabelo a seu gosto =***

  7. Oi!!! Queria só saber uma coisa… a Angel ainda faz low? como boa cacheada… eu faço ele… e pintei meu cabelo de rosa.. e a tinta não fixou nada … será que ela tem alguma experiência com ele,será q foi por conta do low? :/

    • a Julia me contou seu caso,é a da sweet cherry ou é coincidência demais?…acho que foi mais por conta da não-descoloração, vc não usou nada pra abrir as escamas, no caso um antirresíduos + tintura ou a descoloração, a tinta rosa sequer entrou direito nos fios, ae não dura mesmo…não posso afirmar que o low atrapalha a tinta colorida, pq não entendo, mas posso dizer da descoloração e tintura…

  8. Oi Raki ,acompanho o blog faz alguns meses e até utilizei algumas dicas daqui.Mas pela falta de tempo nunca comentei.
    E sobre esse tipo de preconceito mostra como ainda a nossa sociedade não evoluiu,e sobre cabelos afros sou negra, tenho o cabelo ao natural porém pinto ele faz muito tempo.Agora está azul e roxo 😀 Dá trabalho de cuidar, mas não necessariamente precisa usar produtos caros.Acredito que todos, deveriam se orgulhar de quem é e a cultura que é trazida através de gerações.Já sofri muito preconceito, e isso o tempo não apaga, apenas me fortalece.Minha tatara (é assim que se escreve?) é índia, e minha bisa italiana, loira dos olhos verdes , e me casei com um neto de alemão,olha quanta riqueza de mistura e cultura.
    E afinal quanto mais preconceituosa e individualista a sociedade se torna, NÓS humanos vamos acabar com nossa raça e não o fim do mundo que tanto falam por ai.E triste sair na rua com meu marido e ver que há pessoas que olham para nós com desdém como fossemos algum tipo de “erro”.Não há muito o que comentar sobre esse assunto pois é abrangente demais, pois há aqueles negros que possuem preconceito com a própria raça e isso é bem triste, o que sinto e penso a respeito não cabe em um simples coments!E afinal pessoas incluem discursos lindos sobre preconceito, mas infelizmente n em todo mundo exercita atitudes simples no dia a dia.
    Bom final de semana
    Bjs

    • já vi muita gente que “se desbota” fugindo do sol horrores…é um culto ao ser branco que eu nunca vou entender, é um culto à cultura européia, e a gente tem que se policiar (e pq nao eu mesma, afinal, não sou perfeita) e acho que temos que parar pra pensar nessas mudanças. um país tão rico em culturas, como vc disse, tão misturado, pq valorizar apenas quem é “branco”? tanta gente que é negro, com descendência negra, com ódio ao negro. meus sentimentos não cabem em um post nem em coments.
      mas, se todo mundo parar pra pensar, ou pra ajudar algumas pessoas a pensar, já é alguma coisa.
      a moça da anhembi morumbi fez um monte de gente pensar.
      beijinhos =**

      • Essa parada de NÃO ficar no sol já vi muito, já vi muito negro colocar “categorias” para a cor da sua pele,e esse caso da moça do morumbi é um entre tantos.E esse culto do brasileiro de achar que tudo que vem de fora é bom, é uma lastima.E triste ver que até os europeus valorizam mais nossa beleza do que nosso próprio povo.
        E ignorância pura,tomara que denuncias como estas façam as pessoas refletirem sobre qualquer tipo de preconceito.Ou os pais mostrem valores melhores aos seus filhos, pois falta de tempo não é desculpa para abdicar um direito do cidadão:Boa informação ,afinal escola só serve para instruir e os pais educar e formar o caráter.

        =*

      • as pessoas são muito preconceituosas, pois nem eu entendo pq a gente daqui me olha com raiva porque não sou brasileira, e casei com um… sou espanhola e não por isso venho do meu castelo nem odeio os imigrantes,muito pelo contrario. amo conhecer culturas diferentes e adoro me misturar em elas. morei na argentina uns anos, sinceramente lá ainda são mas preconceituosos, pois somente em buenos aires que é a capital tem mais gente com ascendência européia e o resto do pais tem mais mistura indígena, mas o que eles vendem são mulheres e homens loiros.. o que acham lindo.. =/ neste post a gente escreveu verdades, o importante é se valorizar. aceitar que a perfeição não é a mesma pra todos, que a beleza é muito relativa, que se uma pessoa se cuida se importa com sua imagem e gosta de ela, os outros pouco vão dizer. estou padecendo corte químico, cabelo elastico (q por certo melhorou e muito com todas as dicas que peguei deste blog que adoro) e fiquei muito triste, sem vontade de nada pq achei que o único que não tinha tão feio era o cabelo, mas agora que cuido dele, até estou gostando, ta meio laranjão ainda, amarelo ovo em algumas partes, (faz dois dias passei keraton e ajudou) e sabem? gosto dele, e o meu cabelo, e faço com ele o que eu quero. quem não goste que não olhe. ja cansei das loucuras das pessoas idiotas. sim, falo como gringa e ja por isso olham pra mim como dizendo uhhh esta vem de fora… (e isso?kkk) tenho celulite, minha cara não é de porcelana, não sou gisele bundchen nem penelope cruz, mas gosto de ser atenciosa com as pessoas, nunca julgo a ninguém e não gosto das fofocas, em fim, quero ser feliz ao meu jeito. e todos temos que fazer igual. quem não goste duma asiatica loira fodasse e igual com qualquer bobagem.!!! meu marido tem cabelo cumprido e as vezes tem gente que olha ruim pra ele, como se fosse um bandido. nossa passa o dia inteiro dando aulas de musica (as vezes nem pagam ele…) tem um lucro baixo pois e um povo pequeno no litoral paranaense, se imaginam, e o sonho dele e formar musicos, alfabetizar musicalmente crianças e adolescentes…pq ninguém fala disto? criticar e muito facil,… o exterior e o q menos mimporta das pessoas…so que na verdade…eu mimporto com o meu exterior, por isso as vezes damos importancia de mais com as criticas das pessoas…

    • oi minha xará..
      vcs sabem o sentido literal frase AMAR AO PRÓXIMO????
      em latim quer dizer amar o diferente.

      Exemplo: aqui todos acredito sermos da mesma tribo, cabelo colorido,undercuts,tatoo….
      há uma sintonia conjunta..Então tudo ok

      Agora, ponha um evangélico junto com um kardecista

      um bando de skinheads numa parada gay

      um alcoolatra prá tomar o chá das 5 com bolo na confeitaria colombo

      È guerra na certa, falta tolerância neste mundo e principalmente “Amor”.

      HERRAR É UMANO(faz parte da vida)

      é isso ae gente .marcelo

  9. Oi Raki, tudo bem?

    Acompanho sua página a um tempo mais nunca tinha postado nada. Não pude deixar de comentar esse seu post. PArabéns pela escolha do tema, ele foi mais que pertinente. Eu sou branca, mas herdei os cachinhos da ascendência moura, cachos esses que mantenho platinadíssimos! Você deve saber que o território dos platinados é uma ditadura do liso absurda, né?…rsrs….mas não importa, amo eles assim!

    Parabéns mais uma vez!

  10. Adorei o post! Só agora consegui ver o mesmo depois de tanta correria de final de ano. Eu sou negra e tenho cabelo colorido,mais precisamente a franja roxa. Eu acho que isso que é meu toque especial. Já tive ele azul e já fiquei com ele loiro,para pintar de branco mas depois que li tanta coisa do blog sobre o sonhado cabelo tempestade resolvi dar um tempo nisso e ficar com meus roxinhos! Pena que não tenha tanta foto,se quiser eu tenho uma minha para ajudar aí.
    Enfim,amo seu blog! 🙂

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s