Dicas da Raki para seu cabelo – minha rotina capilar

Padrão

Olá, hoje vou falar um pouco sobre algumas coisas que eu faço para que os meus cabelos aguentem tantas descolorações e processos que eu submeto o coitadinho, muita gente me pergunta isso, e não é LEI, não tem base científica, é o que eu testei e aprovo a alguns anos e é o que aprendi que meu cabelo aguenta, isso varia de cabelo pra cabelo, e como qualquer ser humano, erro as vezes.

*Pra quem  não me conhece (faz tempo que não posto meu cabeção) eu tenho o cabelo loiro beeeeem claro, e beem chato de descolorir, então descolori milhares de vezes, tantas que nem conto mais, pra não dar desespero, sempre dando intervalos. Dica importante:  o intervalo entre as descolorações é variável, mas é o tempo em que o seu cabelo está devidamente recuperado da anterior.  No máximo duas no mesmo dia e 15 dias a 1 mes de intervalo, é a minha rotina, mas meus cabelos não são finos, para cabelos finos, não recomendo tantas descolorações!!! Parei de descolorir ele todo, já atingi a cor que eu queria, agora só faço a raiz, estava fazendo mensalmente/a cada 2 meses, mais ou menos. *IMPORTANTE* NÃO DESCOLORIR CABELOS ELÁSTICOS/MUITO FRÁGEIS

*Minha rotina de hidratação: semanal, eu borrifo com queratina líquida sem ser oleosa keramax, deixo agir por 10 minutos aproximadamente e enxaguo, depois aplico o creme reconstrutor também da keramax e deixo 15 minutos, com algumas gotas de azeite para umectação, já que queratina não é tudo, tem sempre que repor lipídios e vitaminas (estou sem ampolas de vitaminas, mas elas são melhores absorvidas por via oral, ou seja, através dos alimentos, então, caprichem nos alimentos rycos em proteínas, vitamina A, E, complexo B e omega 3).

*NÃO ADIANTA COMPRAR PRODUTOS APENAS HIDRATANTES PARA QUEM DESCOLORE OU ESTÁ COM O CABELO DETONADO, PRECISA RECONSTRUIR/REPOR MASSA. PROCURE RECONSTRUTORES/REPOSITORES DE MASSA.

Quando não faço esse esquema, faço outro mais simples, pego o novex azul, o repositor de massa (meu favorito) adiciono azeite e queratina comum dessas oleosas mesmo e deixo 15 min a meia hora.

*Faço selante 1 vez a cada 45 dias aproximadamente, em casa mesmo, mas com produto profissional que compro de marca confiável.

*Lavo o cabelo em média dia sim, dia não, pois tenho a raiz oleosa, consigo deixar no máximo um intervalo de 2 dias, minhas dicas: usar o mínimo de shampoo possível, pois ele resseca e diminui a duração de tinturas, alisantes e colorações, uso shampoos simples, seda, dove, palmolive, tânagra, sei lá, qualquer um, não ligo muito pra marca, com violeta genciana pra neutralizar o amarelado do loiro.  Uso ao invés de condicionador, hidratações rápidas de 3 minutos, o seda por exemplo. Mas pantene, absolut repair, desde marcas baraterrimas nacionais até importados caros já usei e todos são interessantes, depende das condições do seu cabelo.

*Na finalização, estou usando agora óleo de argan que me fez perder o hábito de usar a chapinha e amei isso.  Quando vou secar com secador, uso o passo 3 do RMC da amend, um defrizzante termoativado ou silicone termoativado da keramax.  Eventualmente uso ampola de semi di lino da Alfaparf, aquela azul com cheiro de alcool, e spray reconstrutor da Acquaflora.

– Descoloro em geral com ox yamá de 10 e 20 e descolorante lighter, comprei ox beira alta, nem sempre encontro ox de 10 de todas as marcas. Uso bastante amend como a maioria das pessoas, já usei bastante supermeches da alfaparf, bastante ox da amend, sinceríssimamente eu nunca vi tanta diferença assim no resultado, varia mais da técnica de descoloração.

Nas mechas coloridas estou usando violeta genciana e tinta turquoise da directions. Tonalizo de cinza com keraton banho de brilho prata misturado com bastante creme apenas no dia da descoloração, quando quero um tom prateado.

 

Sou bastante econômica com meus produtos e cuido bem deles, não acho que gasto muito e já sei bem o que procuro, então não cometo excessos, portanto não gasto muito. A maioria dos produtos já tenho a algum tempo, então, vale a pena.

Amo meu cabelo, não acho que é perda de tempo também.

Ele está assim:

Beijos, amores

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

    • ele não é assim, fora do comum, é um creme pra uso frequente e, que se incrementado, fica bom, mas vale a pena por ser barato, eu gosto dele.
      não se compara a um repositor de massa de 40 reais, mas quebra um galho…

      e obrigadinha ^^

  1. Oi Raki, tá lindo mesmo seu cabelo.
    Meu sonho é ter um cabelo dessa cor, mas uma cabeleireira desturiu meu sonho por completo =(. Ela descoloriu e colocau tinta superclareadora em cima tudo com ox de 40 isso 4 vezes seguida e disse que ia ficar tudo bem, resultado caiu metade, meu cabelo que era pela cintura teve que ser cortado no ombro para desfarçar os buracos e a cor a é melhor nem comentar né, metade branco opaco, metade plaitnado mais ou menos legal e raiz laranha, vermelho e amarelo ovo.
    A minha raiz é muito escura e com pigmento vermelho, recuperei ele com tutano, queratina, glicopan, bepantol, repositor de massa e tudo possível, hoje o estado está melhor mas a cor só po Deus viu.
    Me dá uma dica do que fazer pra ele ficar bonito como o seu.
    Obrigada
    Bjinhos

    • meu cabelo tem muuuito, muuuito pigmento vermelho tb, minhas dicas são essas que escrevi, intervalos longos de descoloração, fiquei feiosa de cabelo amarelo ovo, mas pelo menos meus cabelos continuaram na cabeça hehee
      claro q sempre resseca, as pontas estouram e dá trabalho, mas quem gosta, faz o esforço.
      obrigada pelo elogio ^^
      bjos

  2. Lindo seu cabelo!! Vc deve escutar isso muito, né? Já usei o repositor de massa da Novex, mas prefiro o da C-kamura, que é mais carinho (uns 18 reais) mas não é nada absurdo porque dura bastante! Curti a ideia de adicionar azeite, vou fazer!

    Beijão!!

  3. Boa tarde gostaria de saber,na hidratação do tutano que veem dento do osso + a queratina,qual o tempo que fico com o produto no cabelo e depois lavo com shampoo. pois comprei o tutano e queratina , me mande o passo a passo de como usar. e depois.

    meu cabelo tambem esta elastico.

    Aguardo retorno , mande uma resposta para meu e-mail. jurema_miranda@ig.com.br

  4. Oi Raki tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que o seu cabelo é uma inspiração, há um ano atras eu tive o cabelo da cor que esta o seu agora, mas como eu tenho muito fogo na bunda eu vivo mudando de cor, este ano resolvi ficar loira de novo, descolori ele inteiro no mes passado, nao estragou, só ficou um pouco seco, ai este mes tive que fazer raiz, é sempre minha mãe que faz todas as mudanças no meu cabelo, eu fico orientando ela, mas aí este mes resolvi ir em uma cabeleleira (olha o fogo na bunda de novo) resultado: raiz amarela restante do cabelo clarissimo, caí na besteira de descolorir novamente a raiz nas partes mais amarelas( eu mesma fiz), como meu cabelo esta muuuuito curto acabou pegando nas pontas tambem, resultado: pontas duplas e elasticas. Estou usando tudo o que eu tenho em casa e mais o que você indica em seu blog (tutanétis e afins…) mas acho que vai demorar para fazer efeito.
    Eu gostaria de saber se quando voce fez a selagem em seu cabelo seu cabelo estava em boas condiçoes ou estava um pouco elastico, será que se eu fizer a selagem no cabelo o formol irá estragar mais ainda? meu cabelo é bem fino.
    Raki muito obrigada por compartilhar conosco suas experiencias capilares.
    bjinhus.

    • ó, meu cabelo não tava elástico não, mas se eu conhecesse o selante na época que ficou elástico eu teria feito, o selante nao prejudica, é uma carga de queratina forte.
      a primeira vez q fiz selante foi pq eu tava com as pontas porosas, porosidade foi um calo na minha vida por muito tempo até eu descobrir o azeite ahaha
      vivendo e aprendendo, né ^^
      bjos

  5. Raki muito obrigada pela resposta viu, é que no dia em que entrei havia sumido meu comentario.
    Voce poderia me passar a marca do selante que voce usa? ai eu tento procurar aqui na minha cidade.

    uma otima semana para voce.
    Bjinhus

  6. Raki, fiz uma escova gradativa a base de amônia a 2 anos. Nos primeiros dias gostei! Mas depois, as pontas ficaram esticadas e quebradiças. A minha sorte que quase não uso secador e nem chapinha. Depois dessa escova gradativa decidi deixar crescer o cabelo e ir cortando as pontas esticadas. Mas agora, quero fazer uma progressiva ou selagem para abaixar o volume, o que vc me indica? meu cabelo é grosso, volumoso, ondulado crespo.
    Ainda falta um pouco para cortar a parte que tem a escova gradativa.
    Tb quero fazer mechas, vc acha melhor esperar cortar até acabar a escova gradativa ou posso arriscar?
    desde já obrigada

  7. Faço o “selante” a cada 3 meses…faço hidratação no salão algumas vezes e em casa uso um mix de queratina uma vez por semana. Quando uso secador, fica lisinho e com muito brilho, porém secando sem o secador não fica legal. Ele está com aparência de muito bem cuidado, mas, sempre tive pouco cabelo…achava que tinha bastante porque era cacheado e eu até gostava, mas não sei porque ele encrespou demais aí foi que comecei a fazer selante. Agora estou com bastante queda, e as pessoas falam que é por causa da química e eu acabei ficando encucada. Seria isso mesmo? Os produtos que meu cabeleireiro usa são muito bons e procuro usar sempre a mesma linha.

Deixe um comentário ;)

