Dúvidas sobre Selante

Padrão

Oi gente!

Já fiz um post sobre selante a um tempinho atrás, e surgiram várias dúvidas que eu vou tentar esclarecer nesse post:

– O selante propriamente dito tem formol, se não tiver formol, não é selante, é alguma outra coisa. Selante que eu conheço  tem formol. Salões de diferentes estados sempre denominam processos de forma diferente, e nossa cabeça sempre dá um nó. Os que eu fiz e pesquisei tem formol.

– A função do selante, como o nome diz, é selar as escamas abertas dos cabelos, muito comum em quem tinge, portanto extremamente indicado para as pessoas que tingem/descolorem/fazem luzes/californianas/paraguaias/mexicanas

– É bem parecida com a progressiva sim, alguns salões mudam o nome para não assustar os clientes, mas, como já disse, a finalidade maior é fechar as escamas e não propriamente alisar, já que a concentração de formol EM TESE é ou deveria ser mais baixa do que a progressiva, portanto uma progressiva suave

– Alisa? Um cabelo levemente ondulado, alisa. Tira o frizz, volume, mas, pessoas com cabelos cacheados muitas vezes dizem que os cachos desmancham e fica feio, muito feio, aí depende de cabelo pra cabelo, e da vontade de cada um de arriscar.

– Duração: Cerca de 45 lavagens, mas se nesse meio tempo você descolorir/tingir, as escamas serão abertas e o efeito será perdido

– Onde encontrar: Em salões. Lembre-se de se certificar se o produto é de uma marca de qualidade e se a quantidade de formol é a permitida pela ANVISA, que é no máximo 0,02%, mas essa quantidade é geralmente utilizada em progressivas.

– Raki o formol é seguro? Estraga o cabelo? Se não fosse seguro NESSA QUANTIDADE, a ANVISA teria proibido. Mas lembrem-se, sem exageros. E não estraga, pelo contrário, sem ele, o selante não é fixado, e outros produtos para alisar e fixar alisamentos são arriscados para cabelos descoloridos/tingidos em geral. Eu não arrisco outro, uso e confio. “mas eu fiz progressiva e meu cabelo ficou elástico blablabla” duvido que tinha apenas formol. “fiz uma a base de tioglicolato de amonia litio sodio soda caustica seilaoque” boa sorte, amiga, eu passo longe.

– Selante trata? – Sim. Ele queratiniza e sela as escamas, e o formol fixa esse tratamento, mas não é a solução se seu cabelo estiver só o pó da rabiola. Se estiver elástico, não resolve, também precisa repor outras coisas. Mas um cabelo ressecadinho, poroso, com frizz, rebelde, frágil, o selante quebra um galhão.

Mais alguma dúvida, esclareço e acrescento aqui.

SUPER recomendo selante, é um tratamento e tanto, ideal para cabelos levemente danificados.

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. Fiz umas descolorações (californiana) há uma semana por ae, em casa mesmo
    e meu cabelo ficou so o pó.. .mas não sei o que faço, pois esta loiro branco em certas partes, um loiro ovo.. e um loiro meio cobre, meio laranja.. e esta +/- elastico e muito poroso !!! Não sei se passo descolorante em tudo e tonalizo de novo mas dessa vez o cabelo inteiro.. (menos as partes onde ja estão “loiras”) ou sei lá.. ja hidratei bastante
    e esta melhorando, sera que espero e aguento essa mistureba..
    Ah comprei um tonalizante que minha amiga uzou e ela disse ser milagroso pra quem
    gosta de cabelo platinado, quase cinza.. é da itally a cor é ssc ! não usei ainda..
    mas vai a dica!!
    Obrigada flor, PS: seu cabelo éee lindo, se o meu fosse esse loiro que o seu estava
    nunca que eu pintavaaa !!!!

    • indico que vc recupere bem seu cabelo, pq se colocar mais tinta e descolorante onde está danificado, vai piorar e muito, vai te dar muito mais trabalho e talvez vc precise cortar. procure aqui no blog o tópico de orientaçao sobre cabelos elásticos, tem bastante dica
      boa sorte ^^

  2. Meus cabelos já são lisos, não tem muito volume, porém acho que tem muito frizz e as pontas estragam com facilidade. Selagem é uma boa pra mim ou vou ficar com aquele aspecto “lambido”?

  3. oi, tudo bem ? queria saber se ja usou o selante vegetal da acquaflora e se voce indicaria.
    beijos, me mande a resposta por email se nao or muito incomodo, por favor.

  4. Oi querida tudo bem!? eu uso hêne no meu cabelo, e quero fazer selagem, eu posso? e depois que eu fizer posso continuar passando hêne normalmente (só na raiz).
    desde já agradeço a resposta
    grande bj

  5. gostaria de saber se posso fazer selagem todos os meses,meu cabelo começou a cair pois estou dando intervalo de um mes e logo ja faço outra selagem,pode fazer uma vez por mes a selagem
    desde ja agradeço a resposta
    bjs

  6. olá quero fazer uma californiana e depois fazer uma selagem para ficar bem bonito sabe só q tenho medo de estragar meu cabelo sera que u posso aricar sem medo?
    bjoo

  7. oi, raki! meu cabelo é liso mas é muito, muito volumoso. então selante vai ser ótimo pra mim 😉 mas eu pinto o cabelo de azul e logo eu vou retocar a raiz, quantos dias depois eu posso fazer o selante? e eu pinto antes ou depois de fazer? obrigado desde já, tô super amando o blog!

  8. Raki, boa noite!
    Tenho cabelo de cor natural castanho escuro, levemente cacheado, fino e com pouco volume. Meu corte atual é chanel desconectado, com pontas longas na frente e franja rala levemente desfiada.
    Sempre com manutenção profissional em salão e aguardando de 07 a 12 meses para mudança de produtos, já usei amonia (05 anos de sofrimento), guanidina da mais fraca (05 anos de sofrimento), tioglicolato c/ selante (12 meses) e nos úlitmos 02 anos, tenho usado apenas selante a cada 03 meses, o que proporciona aos meus cabelos um estado mais natural, que me agrada muito em certos aspectos, mas…
    Vira e meche faço hidratação, cauterização e uso diariamente os produtos da Lowel Profissional Protect Care (Shampoo Hidratante, Creme Condicionador e Máscara Alto Impacto).
    Meu cabelo é oleoso e por conta disto tenho que lavar dia sim dia não. Uso a máscara uma vez por semana. Seco os cabelos com secador e como gosto deles lisos e arrumados, somente onde precisa eu finalizo com a chapinha.
    Ocorre que sempre que faço selante, nos primeiros dias é uma maravilha, o único trabalho que tenho é só secar com o secador quente/frio, finalizo com reparador de pontas e pronto, ficam lisos e soltos. Porém após 15 dias, a franja e as laterais das minhas pontas maiores na frente, começam aparecer pontinhas duplas avermelhadas e o resultado é que os fios enfraquecem e se tornam quebradiços, e minha franjinha fica toda desregular no tamanho.
    Não sei mais o que fazer, vou ao salão e a informação que tenho é que a culpa é da bendita chapinha e a solução que me dão é que tenho que cauterizar sempre. A cauterização ameniza, mas não resolve. Fico sempre nesse dilema, – amanhã to eu no salão de novo pra cauterizar, rsrs!
    Abraços amigo, vou aguardar sua resposta.
    Adilia

    • ai, cabelo fino é esse problema mesmo, viu…
      vc realmente faz todos os tratamentos e a manutenção necessária, agora voce sabe se nesse produto de selante que voce usa tem apenas formol ou algum outro alisante quimico?
      mas, eu te entendo, nao fico sem a chapinha de forma alguma, só se o cabelo estiver num corte bem reto e comum. como eu geralmente estou com algum corte diferente, (adoro chanel irregular!) eu sempre dou aquela ajeitada com a chapinha.
      É interessante você apostar num bom finalizador, com termoprotetor/termoativado, pra evitar que a chapinha danifique tanto.
      Geralmente, são em forma de óleo ou silicone, e use só nas pontinhas pra não deixar mais oleoso
      boa sorte ^^

  9. Olá…existe algum produto ou tratamento que retira o selante do cabelo?
    Tenho cabelos cacheados e fiz selante por muito tempo, agora quero que os meus cachos voltem, a unica coisa que estou fazendo é não fazer mais selante. Mas meu cabelo ta super dividido, a raiz muito enrolada e da metade pra baixo ondulado e liso. Ta muito feio, queria retirar o selante rápido, tem como?

  10. oiii..

    .meu cabelo é virgem..já foi liso, hj está meio ondulado, mas com volume, ressecado, com frizz..mas qro fazer californiana..posso fazer selante tbm???ele ficará mais liso??qual faço primeiro, selante ou californiana??

    obrigada!!

  11. a mais ou menos 1 mes eu fiz Selante em um salão aqui da minha cidade
    e antes disso ja tiha feito muitas pinturas ( descolori, pintei de preto, vermelho, castanho , e por ultimo vermelho de novo) e agora queria descolorir para pintar com tonalizantes, so que estou meio com medo de fazer e meu cabelo começar a cair , pois tem varias quimicas e meu cabelo esta meio judiado.

    O que vc me recomenda? Posso descolorir ? e qual o produto vc me indica?

    obrigada.

      • eu ja fiz o selante, meu cabelo estava bem vermelho antes do selate, depois ficou um catanho avermelhado, e agora eu queria pintar de rosa e roxo com essas tintas tonalizantes permanentes, mas estou meio em duvida sobre a descolaraçao que tem que fazer antes de passar o produto, depois de uma boa hidratação sera que da para fazer? estou querendo fazer ate o fim desse mes.

        como eu posso fazer a descoloração?

        descupe em tomar seu tempo. rsrsrs

  12. Fiz Selane mas acho que cabeleireira colocou muito formol, ficou horrível meu cabelo é fino e está caindo muito , quanto mais lavo mais liso fica , mais espetado fica , já faz quase um mês e nada de melhorar . O que posso usar Sahampoo antiresíduos é bom? Obrigada Rebeca

  13. eu queria fazer selagem,to em duvidas pois o meu cabelo é virgem e tenho medo de estraga-lo pois o meu cabelo tem frizz e ele é liso mais tá cheio de frizz o q faço me ajuda pois umas pessoas falam q estraga e outras dissem q nao e agora q faço lembrando o meu cabelo ja é liso mais eu queria abaixar os frizz preciso de ajuda de um profissional

  14. Olá,
    Tenho cabelo de tamanho medio (mais pra longo do que pra curto) da raiz ate a altura do queixo é liso pouquinho ondulado , porem sem brilho e ressecado.
    Pra baixo ate as pontos eh cacheado. Adoro essa mistura do meu cabelo.
    O que to insatisfeita é que meu cabelo esta muito ressecado e eu nao entendo porque eu hidrato bastante em casa, usei a linha toda da Dove com oleo de argan, comprei uma ampola de oleo de argan e nao hidrata, continua muito ressecado, quebradiço, com muuuuito frizz e os cachos nao sao definidos (fica uma coisa meio embolada).
    Me indicaram o selante, ja tava decidida a fazer mas resolvi procurar informaçoes sobre a tecnica. e entao surgiram os medos.
    Nao quero usar formol de jeito nenhum no meu cabelo, nao sou a favor de quimicas e prefiro tudo natural sendo que nem sempre da pra usar tudo natural (mas quanto menos quimica melhor)
    Nao quero perder o volume do meu cabelo pois acho ideal (nem mais e nem menos) TA OTIMO!
    To com medo dos cachos se desfazer ficando uma coisa estranha…
    Essa tecnica pode agredir os meus cabelos e deixa-los pior?
    Já diz o ditado: Quem quer ser melhor do que é, fica pior do que está.
    Não quero confirmar isso.. rsrsrs
    Muuuuito obrigada pela atençao e parabens pelo site!

  15. eu fiz selagem uma duas na terceira vez meu cabelo quebrou o que faço pois estou com medo de ficar careca e agora tenho medo de fazer outra seria melhor fazer uma selage
    m sem quimica nao sei mais o que fazer me ajude por favor…

  16. Olá, tonalizei um cabelo de preto azulado, da marca Loreal, e fiz um selante da marca salon line (defrizante), tudo no mesmo dia, só que no momento em que fui chapar, o cabelo desbotou, ficou achocolatado, será que são produtos incompatíveis?

    • a linha salon line abre a scama e como e gradativa seu ativo, que agora nao me recordo o nome faz desbotar… o meu tbm estava preto azulado depois de eu fazer a progressiva gradativa (dizendo eles sem formol) ele caiu para um tom 4.6 e onde estava minhas luzes para 7.36,,, ficou horrivel. tenta outra marca a plastica dos fios da CADIVEU e otimo ^^

  17. Olá! Faço selante há algum tempo, gosto do resultado, mas só aceitei porque a cabeleireira garantiu que a quantidade de formol no produto é a permitida pela anvisa. Ultimamente, quando estou fazendo, sinto o cheiro do formol, ardência nos olhos e nariz. A quantidade permitida pela anvisa dá esses sintomas? Perguntei novamente para ela se o produto tinha formol, e ela garante que é apenas a quantidade permitida… Estou um pouco preocupada. Obrigada.

  18. oii, esses dias eu fiz uma californiana e agora quero fazer uma selagem, so que eu tenho medo de ressecar as pontas do meu cabelo!!! E entao o selante pod ressecar as pontas do cabelo com californianas??

  19. Olá, vim parar aqui através do google… queria saber sobre selante, vc já respondeu todas as minhas dúvidas sobre a técnica e não vai resolver meu problema.
    Eu pinto cabelo, lavo praticamente todos os dias mas preciso tratar profundamente meu cabelo que esta muito danificado pela tinta, como vc diz numa das respostas, como fazer ??
    Nunca tive problemas com cabelo até começar a pintar por que eles estão brancos, sempre fui uma previlegiada. Se eu cortar curto resolve é o que fiz desde que comecei a pintar, estragam eu corto e pronto… só que agora quero mante-los maiores, na altura dos ombros.. e preciso trata-los. um abraço

  20. Oi Raki , Tenho cabelos cacheados do meio pro fim e liso em cima , totalmente natural ! Fiz chapinha no fim de semana e to amando o resultado dos meus cabelos ondulados , bem assentados , e com o volume(que me encomoda muito e nao consigo controlar) reduzido e queria que permanecesse entao me recomendaram a selante , mas por ter meus cabelos virgens estou com medo de me arrepender, e muiito medo que minha raiz volte enrolada (oq aconteceu com uma amiga que tinha o cabelo natural e fez um relaxamento) , o que voce me diz? é uma boa ou não ? Obrigadaa
    Beijiinhos :*

  21. Oi. Fiz selagem já faz mais de 3 meses. Agora eu quero fazer um outro tipo de quimica pois não gostei muito do efeito q fica a selante para meu cabelo, ele ficou com as pontas estiradas. o que acha de eu fazer relaxamento? Não sei o que faço pois ele esta com a raiz cheias de ondas .

  22. Raki, fiz selamento térmico, esse é o nome que que conheço, há 1 mês. Mas tenho fios brancos e a raiz já aparece bastante. Posso pintar? Qual tinta você me recomenda? Sempre pintei de castanho-claro + Castanho-claro-dourado.

  23. Tenho cabelo liso só que rebelde , fiz selamento na segunda tirei no sábado , só que quando lavei meu cabelo ficou cacheado , e quando ele secou ficou cheeio e cacheado e pior do que ja estava , por que?

  24. Eu tenho os cabelos muito volumosos e com muitos frizz , sendo assim eu queria fazer selante só que eu não quero que fique liso, só quero que tire o volume vai ajudar ?
    Posso fazer selante só na raiz ?
    E caso faça no cabelo todo vai ficar ondulado/liso?
    E se ficar ele ondulado/liso volta ao normal enquanto tempo?

    Desculpe o monte de perguntas flor, mas quero tirar as duvidar pra não estragar meu cabelo!
    Obrigado desde já, beijinhos linda …

  25. ola!a quinze dias atras fiz um selante e minha cabeleireira marcou as mechas para semana passada porem esta semana meu cabelo esta um horror o q pode ter acontecido pois ate aonde eu sei o selante trata o cabelo não sei o q fazer pois paguei e fiquei com o cabelo pior q antes!!!!

  26. ola!a quinze dias atras fiz um selante!!minha cabeleireira pediu para q eu voltasse semana passada para fazer mechas no papel tenho um cabelo cacheado mas com histórico de progressiva,mechas selante porem meu só precisava de retoque na raiz q foi o q fiz porem meu cabelo esta um horror todo crespo seco sem o brilho q ele tinha o q pode ter acontecido???help

  27. Ola,
    fiz selagem e meu cabelo quebrou muito e caiu bastante, todos no salao estao apavorados ,cada hora me dizem uma coisa nao aguento ficar lavando cabelo no salao tive ate que fazer extrema Up o que ocorreu no meu cabelo???

Deixe um comentário ;)

