Shampoo? Não, obrigada.

Padrão

Acho que nunca comentei aqui sobre o meu drama capilar em relação à shampoos. Bem, desde que me entendo por gente eu tenho essa descamação, essa coçeira e essas feridinhas no couro cabeludo, já fiz tratamento pra tudo quanto é coisa e já usei toneladas de shampoos manipulados, anti caspa, contra ceborréia, tudo. Nunca resolveu. Mas, eis que uma alma iluminada pela Fada dos Cabelos um dia me disse:
” Bicha, você tem alergia ao sulfato do shampoo. Usa sulfate free ou faz low poo”
Salfato quem? Lauril Ether sulfate… é o detergente, ou agente de limpeza, mais utilizado pela industria de cosméticos na fabricação de shampoos, 99% dos shampoos tem esse tal de sulfato ou seja, me lasquei.
Acontece que as norte americanas cacheadas invetaram uma técnica muito da esperta para manterem seus cachos, que normalmente são volumosos e muito ressecados, domados e macios, elas descobriram que o principal motivo do ressecamento, além da estrutura natural do fio cacheado que desfavorece a distribuição do óleo natural produzido pelo corpo, é a ação desse tal de sulfato, que tira TODA a proteção natural dos fios.
O que as beeshas fizeram? Aboliram o tal de sulfato! Mas, se você usa produtos com silicone e óleo mineral, que só são retirados dos fios pelo sulfato (e não totalmente), o cabelo acaba ficando engordurado. E lá foram elas e também cortaram todos os produtos com silicones insoluveis e óleo mineral e criaral esse tal de low poo que, traduzindo, quer dizer ‘pouco shampoo’ (notem que aqui poo é a abreviação de shamPOO).
No low poo os cabelos são lavados com shampoos sem sulfatos ou condicionadores liberados (sem silicones/oleo mineral) que contenham agente tensoativos , ou seja, agentes de limpeza suave, como resultado, a proteção natural do fio é conservada e este fica com melhor aspecto. No meu caso, a alergia SUMIU.

Mas, eis que encontro um shampoozinho lindo da Panthea de queratina vegetal, anti age, hidratante, reconstrutor e mais todo o resto de maravilhas com uma concentração de sulfato super baixa que não me deu alergia, e decidi fazer o teste: voltei a usar shampoo em todas as lavagens.
Resultado: cabelos cheios de frizz, com volume, ressecados a ponto de ter que hidratar mais de uma vez na semana, notei até que o efeito da hidratação começou a durar menos no cabelo. Isso tudo com um mês de shampoo diariamente, usando exatamente os mesmos produtos de sempre.
Voltei ao velho esquema de lavar com yamasterol, esfoliar o couro e só usar shampoo uma vez na semana e tem dias que o cabelo nem precisa de leave in!

A dica da Angell:
Se o seu cabelo é naturalmente seco ou fica ressecado demais mesmo com shampoo hidratante, aposte nos cremes sem enxague livres de silicone e diminua a frequencia de lavagens com o shampoo.
Lavar os cabelos, massageando o couro com chá bem forte de alecrim fortalece a raiz, deixa os fios mais brilhantes, o couro cabeludo fresquinho e não deixa cheiro.

»

    • Tenta em vez de lavar tudo com shampoo em todas as lavagens, intercalar com esfoliação suave do couro (pra limpar) e quando usar shampoo, passar apenas na raiz, a espuma que escorre pelos fios no enxague já é suficiente pra limpar tudo.

  1. Quando eu tentava deixar meu cabelo cacheado eu tentei fazer low poo, mas é muito difícil! Além de ter que ficar checando as fórmulas dos produtos detalhadamente antes de comprar, ainda tinha o desconsolo de “lavar” o cabelo e ele não parecer lavado. Eu nunca consegui entender como elas LAVAM o cabelo só com condicionador… aí não deu certo mesmo =(

    • Pi, sabe que nem ligo de fiar checano fórmula? Virou rotineiro já.
      Tem condicionadres que mesmo sendo liberados não dão certo, o que eu mais gostei foi o Tralalá Kids Chocolate, esse tem tensoativos e até faz uma espuminha quando massageia, fora o cheirinho de chocolate que fica ;P

  2. Oi!Li e gostei dessa matéria da nova linha Seda. Gostaria de saber o que você/s acha/m da linha Garnier Fuctis Oleo Repair. Já ouvi dizer que o creme de tratamento é muito bom, mas ainda não tive chance de comprar. Já usei apenas o shampoo, mas não senti diferença alguma. O meu cabelo é bem seco (daqueles que só fica legal quando o cabelo tá sujo). Qual a opinião de vcs sobre essa linha?? O preço deles também é acessível. Beijos.

  3. -Lavando com shampoo considerados bons, me aparece feridinhas salientes, coceiras e, o cabelo parece ficar esquisito. Em outras vezes quando isso aconteceu, fiz um creme de sabonete na mão e lavei por 3 vezes . ACABOU O PROBLEMA. FAZ 30 DIAS COMECEI A LAVAR NOVAMENTE COM SHAMPOO e voltou o problema novamente. Faz 07 dias comecei a lavar com creme de sabonete e, está desaparecendo a coceira e as feridinhas. O cabelo também ficou com aspecto melhor.

Deixe um comentário ;)

