Você sabe o que o seu cabelo realmente precisa?

Padrão

A cada dia aparecem novos produtos, novos cremes prometendo maciez e brilhos inimagináveis, escovas prometendo o liso perfeito, tinturas com cores vivas e duradouras e xampus milagrosos que recuperam isso, tratam daquilo e melhoram sei lá mais o quê. O fato é que acabamos, muitas vezes, usando muitas coisas nem sempre necessárias, ou mesmo acabamos por não usar coisas que os fios realmente precisam.
Excesso de tratamento pode ser tão ruim quanto a falta dele, em geral, produtos em excesso podem (e deixam) os fios oleosos e com aspecto pesado, podendo até acentuar a queda, devido à oleosidade, ou no caso da queratina, essencial para reconstruir a fibra capilar, cujo excesso enrijece os fios, deixando-os ainda mais quebradiços.
Pensando em algumas características vou listar alguns tratamentos para cada tipo de cabelo:

Cabelos Virgens
É, eles também precisam de alguns cuidados, especialmente para prevenir as temidas pontas duplas, causadas pelo enfraquecimento da fibra pelo desgaste natural e também pelo sol, calor do secador, banho, tração dos fios ao pentear e escovar.
Cuidados : Hidratação quinzenal com produtos hidratantes ou humectação (cabelos secos), reconstrução ou reposição de queratina uma vez ao mês.
Se  uso da chapinha é frequente, aumente também a frequencia das hidratações e nunca deixe de usar um bom protetor térmico.

Cabelos Com Química
Para facilitar, vamos dividir em três cateorias:
1- Pouca química: alisamento bimestral ou apenas tintura mensal (exceto cores muito claras).
Intercalar hidratações nutritivas com hidratações com efeito reconstrutor ou repositor de queratina quinzenalmente e reconstruções mensais.
2- Com mais de uma química: dois ou mais procedimentos quimicos, como tintura e alisamento, várias tinturas, descolorações e luzes muito claras:
Intercalar hidratações nutritivas com hidratações com efeito reconstrutor ou repositor de queratina quinzenalmente e reconstruções quinzenais.
3 – Com muitas químicas (ou seja, todo ferrado).
Intercalar semanalmente hidratações nutritivas e repositores de massa, reconstrução quinzenal ou com mais frequencia, diminuindo conforme for melhorando.

Em algumas postagens futuras vou falar um pouco mais profundamente sobre produtos para cada necessidade e também para cada tipo de cabelo 😉
Ah, enquanto isso, quem quiser dar uma espiadinha no meu outro blog, com mais coisinhas de garota e um toque geek,  Geek Lipstick

»

  1. Meus fios estavam meio elásticos.
    Li o post acerca do Glicopan e decidi torrar 32 reais.
    Passei conforme foi indicado e NADA!
    Não satisfeita realizei outra aplicação.
    E…
    Meu cabelo ficou mais elástico do que estava.
    Parece sadismo, mas não é.
    Então, decidi comprar o kit RMC Blue da Amend achando que seria minha salvação.
    Porém, eles ainda estão ‘derretendo’!
    E já é a 3ª vez que aplico.
    O que devo fazer?

      • Verdade, tem que ter paciência, eu fiz todo o esquema de tratamento com glicopan e tutano, repositor de massa amend, e mais óleo de argan, reconstrutores redken estes bem fortes mesmo, demorou mas meu cabelo agora após tudo isso que começou a dar sinais de melhora, tem caido menos fios “derretidos” e a elasticidade melhorou bastante, mas ainda tá um pouco.
        Paciência e muito cuidado é fundamental, outra coisa não usei mais nem secador e nem chapinha, evito produtos que precisam de calor e também parei com as químicas fortes, uso apenas tintura na raiz virgem.
        Bjinhos e Boa sorte
        Pode confiar que este blog nos salva muito, as meninas são ótimas sabem tudo

      • Eu, de novo, com as minhas perguntas acerca de cabelos elásticos… 🙂
        Então…
        ouvi falar de um produto – Máscara Lacan Instant Results.
        Gostaria de saber se vocês já usaram algum produto da Lacan.
        Ou se essa mácara, pelo menos, serviria como hidratante (caso ela não funcione), pois a mesma custa R$ 25 e já estou farta de tanto gastar e nem ver resultados… 😦
        Meus cabelos ainda estão elásticos; há 2 meses estou tentando recuperá-lo…
        Também quero saber se posso arriscar uma cauterização.

        Obrigada pelas dicas. =**

  2. Eu estou fazendo tratamentos em casa e meu cabelo já está se recuperando. Estava elástico por causa da descoloração que fiz. Tratando com carinho dá resultado. É só saber avaliar e usar corretamente os produtos indicados! Nem tudo está perdido! heheheheh…
    Ei lindona, tem selinho pra vc no meu blog, ok? Sinta-se homenageada, pois qdo aconteceu esse “desastre” no meu cabelo, ao procurar uma solução no google (bendito seja!), seu blog foi o primeiro que eu acessei!
    http://garotascomtpm.blogspot.com/

    Bjinho!

  3. Oie
    Qual eh a diferença da reconstrução e da queratinização? Nunca consigo entender. Eh preciso fazer os dois?? Qual frequencia para um cabelo que está se recuperando de uma quebra química???

    Bjus

  4. adoro esse blog…hoje vou passar tutano (foi super difícil de acha, tive até que encomendar, espero que seja realmente bom).

    meu cabelo sempre teve um certo problema com elasticidade por causa da progressiva, ele era castanho escuro, depois passou pra chocolate, ai fiz mechas californianas, nao bastando tudo isso resolvi fazer luzes, ainda não contende fiz mechas na parte debaixo onde continuou marrom, estava desesperada atras de alguma coisa que salvasse meu cabelo e algo q me ajudou muito foi o SANTO BEPANTOL melhorou muito o efeito chiclete. agora vou tentar passar o tutano e depois o glicopan.

    se ficar bom passo aqui pra comentar

Deixe um comentário ;)

