Como estragar seus cabelos

Padrão

Pois é, eu demoro um tempão pra dar as caras nesse blog (Raki de volta a nave hair modification (q) e quando volto, é com um post de nome esquisito.

Então, as pessoas sempre me perguntam como consertar alguma coisa que deu errado no cabelo. Sabe qual o melhor jeito? Não errando! Simples e óbvio, mas é aí, queridos leitores, que a gente se estrepa: insistimos nos erros, ou erramos por inexperiência. Por isso, a mestra suprema em cagadas capilares (eu) vai jogar uma luz para que pensem 2x antes de estragarem essa belezinha que está aí na sua cabeça!

1- TINGIR COM TINTA PRETA:

Essa parece sempre a solução, né? O cabelo tá desbotado, vc não aguenta mais a cor que ele está, ou simplesmente, resolve que vai ficar muito mais radical com o cabelo mais escuro. Pois é. Na hora sempre parece ótimo, mas quando a gente percebe que NÃO SAI DE JEITO NENHUM, dá o maior arrependimento. E não venha me falar de Casting, Loreal de uma figa! Passei Casting e adivinha se saiu, desbotou ou deu algum sinal de que iria sair? Não. E sim, resseca o cabelo. No momento de desespero, passe longe da tinta preta. Ela não é sua amiga. A não ser que vc queira ficar 1 ano sem fazer nenhuma alteração capilar.

2- HENÊ

Henê é uma cagada relativa, eu acho muito bom pra pessoas que nao pretendem mudar de cor capilar nunca mais e tem o cabelo muito, mas muito crespos. Ele realmente deixa o cabelo lindo, perfeito.Maaas, pessoas com mania de mudar o cabelo, não devem nem chegar perto desse produto. Ele não é compatível com nenhuma outra química, e correr esse risco é assassinar cruelmente sua peruquinha. Cai no mesmo problema da tinta preta: Um tempão sem poder mexer, e ainda por cima, com metade liso, metade crespo. LINDO.

3- VÁRIAS DESCOLORAÇÕES SEGUIDAS

Essa eu sei, é praticamente impossível resistir. Você vê seu cabelo todo manchado, com resto de outras tintas, ou naquele tom amarelo ovo que dá vontade de chorar, então vc pensa, qual o problema de fazer mais uma descoloraçãozinha, depois eu hidrato. Pois é. Nessa brincadeira, sempre acaba rendendo umas boas tesouradas no cabelo e um grande trabalho pra recuperar depois. Meu conselho é segurar a barra e resistir as descolorações (ah, a quem eu quero enganar, eu nunca consegui resistir…mas confio em vocês, que são mais fortes do que eu! Não são?!)

4- ANILINA VERMELHA/ROSA

Impreguina. Gruda. Serve também pra anilina amarela da marca glitter. Tem algumas marcas de anilina que não grudam, mas eu que não testo de novo, nunca mais. Você tem seu lindo cabelo vermelhinho. A tinta é cara. Então pensa:  “Vou usar anilina pra economizar!”. Pronto, aí você se lascou. De repente, vc resolve que não quer mais ficar ruiva, e tenta descolorir. NÃO SAI! NÃO SAI MESMO! Juro! Já usei mil receitas, soap caps, dekap color. Na melhor das hipóteses, fica salmão. O que acontece? Desespero, e voltamos ao erro 1. As cagadas sempre vem seguidas de outras.

5- ALISAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM TINTURA

As pessoas vivem me dizendo que querem tingir e tal, mas que usam alisamento. Ou pior, que já tingiram tendo alisamento e, adivinhem, não deu certo. Primeira coisa: SEMPRE TINGIR ANTES DE ALISAR. Senão, as escamas se abrem com a ox e bye bye alisamento. Segunda: CONSULTE UM CABELEREIRO COM NEURÔNIOS ANTES DE ALISAR SEU CABELO TINGIDO, PRINCIPALMENTE SE FOR LOIRO. Fiquem tranquilos quanto ao formol, embora achem que ele é vilão, ele é compatível com tinturas e descolorações em geral.Fujam desses alisantes de caixinha que vendem por aí. Como no caso da anilina, o barato pode sair caro, muito caro.

6- CORTAR RADICALMENTE O CABELO

Você está assistindo a novela das 7. Eis que surge uma personagem super descolada, com um corte curto lindérrimo, de morrer. Ou você vê a Victoria Beckham, Katie Holmes e até mesmo a Emma Watson (!!!) e resolve cortar seu cabelão igual ao delas. É, na hora que o cabelereiro arrumou, até que ficou legal e parecido. Depois da primeira lavagem, fim do glamour. Pode não parecer, mas cabelos curtos são bem trabalhosos, não dá pra acordar parecendo o bozo e sair de casa. Na maioria dos cortes, só fica bom com uma escovinha, bobs ou chapinha. E não tem mais aquela opção de prender e fazer uma trança. Claro que cortes radicais podem ser feitos por estilo, mas, bate saudade do cabelão. Nem que seja de vez em quando. E tem também os casos de corte por falência generalizada capilar, mas é essa que queremos evitar com os passos acima. Não é?

 

Bom, espero que tenham aprendido um pouco com os meus erros, espero que tenham mais sorte que eu com seus cabelos! Feliz 2011 a todos, que nosso ano seja repleto de paz  e realizações!

Beijinhos da Raki!

 

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. é, pra essas coisas não serem erros, só estando muito consciente das consequências. tipo, pintei meu cabelo com anilina rosa (erro 4). cansei e pintei de castanho (não cometi o erro 1) mas não adianta, meu cabelo vai ficando cada vez mais avermelhado. mas tudo bem, vou deixar crescer para ficar com o cabelo natural e então poder descolorir (erro 3) e cortar radicalmente (erro 6) 🙂

  2. Ano passado eu tentei descolorir, cometendo o erro 3 e o 5, pois tenho alisamento. Não deu certo. Ficou laranja e na época eu não sabia do truque do tonalizante cinza. Em seguida, quase cometi um erro 1, pintei de castanho-escuro, quase tão difícil tanto quanto o preto de sair. Procurei na cidade e não encontri o Dekap Color e cometi mais uma vez o erro 3. Resultado? O cabelo “emborrachou” inteiro! Tá todinho elástico!! Tento agora, desesperadamente, evitar o erro 6… rezem por mim, pq tá difícil, viu?… hehehehe…
    Bjinho.

    • pensamentos positivos e força na peruca, amiga!
      eu só nao cometi o erro 5, o resto ja cometi em todas as ordens que vc imaginar! mas é a vida…ainda estou tentando me recuperar do erro 1 de do 6, já to quase lá 😉
      bjs e valeu os coments ^^

  3. estava tratando meu lindo cabelinho há 6 meses no salão depois de descolorir vaaaárias vezes (erro 3) e usar anilina, primeiro a rosa e depois a vermelha (erro 4).
    em dezembro cansei do cabelo da cor natural e resolvi descolorir de novo, e adivinha? ficou horrível! rs
    e lá vai eu cometer o erro 1, como sempre.
    ficou tão seco, mas taaaão seco que me deu sede! AUHAUAUHAUHAU
    e fora que a anta aqui relaxa a raiz. decolori e ficou super fraco, ou seja, passei mais de 2 meses sem relaxar, tô estilo Jackson 5 ahahahahah

    • ashuashusahuhuas ri muito do tao seco que deu sede!!
      a raiz enrolada e o resto liso fica lindo né…shuashuas foda!
      boa sorte daqui pra frente, e que vc nao tenha que cometer o erro 6!

  4. o erro 6 nem dá tempo de cometer, o cabelo quebra e eu tenho que manter curto ¬¬º
    só mais um comentário, não sabia que primeiro coloria e depois alisava /alok
    até porque toda vez que coloria antes, a cor ficava suuuper desbotada :s vai saber rs
    beeijão Raki!

    • na verdade a ordem certa é DESCOLORIR, alisar e depois passar a tinta colorida por cima…ate pq os alisantes detonam a tinta colorida mesmo…
      talvez nao tenha sido clara no post, mas a descoloraçao que ferra o alisamento.
      bjoo flor

  5. Pois é dona rakis, adivinha quem pintou a peruca de preto azulado, o mais diabolico dos pretos?
    Mas passei uma tinta tão podre, mas tão podre, que em duas semanas o preto azulado vira castanho acaju.
    O pior de tudo é que eu gostei da combinação de preto com turquesa, tanto q tou desde novembro sem mudar nada, só retocando o preto fail e o turquesinha.

  6. Gente, eu sou muito cagada com essas coisas!

    O preto não para no meu cabelo, nem a anilina rosa. Só que rola meio o contrário no caso do preto, eu queria muito que depois de duas semanas, mesmo entrando no 4 ano de tintura preta, ele não avermelhasse e desbotasse todo, ficando castanho claro.

    Acho que os erros que mais cometi foram o 3 algumas vezes e o 6, uma unica vez. O segredo é tentar não ser tão impulsiva, o que é quase impossivel, mas dá pra tentar sim. Quando bater a vontade de fazer algo, hidrate.

  7. Bom em uma época de loucuras de minha vida usei hene por muito tempo, realmente o cabelo fica lindo, porém com o passar do tempo não estava mais atingindo o efeito desejado, então fiz a maior das cagadas, fiquei tipo uns 5 mêses sem retocar o hene e fui alisar o cabelo, meu cabelo derreteu literalmente, parecia macarrão cozido…. =/
    Bom oque sobrou foi a raiz sem hene então só um corte Joãozinho me salvou…
    Agora aprendi… e sou fã do formol.
    Bjo a todas!

  8. eu já cometi o erro 3 seguido do erro 6…

    depois disso fui -obrigada- a pintar de castanho (não escuro pra não cometer um quase erro 1) e novamente quase cometi o erro 6 (obrigada escova de queratina que a 4 meses mantem meu cabelo liso -sem retoques- o-o)
    mas o corte não ficou tão “radical” e da pra sair sem escova/chapinha sem parecer o bozo xD

    mas eu ainda volto pro meu azul o.ó
    só não sei quando T^T

  9. Eu já ia dar um cagaço aqui nessa porra aqui… u.ú

    uhuhuhu

    Minha experiência com o Preto Safira da Loreal foi ótima, ao contrário do que eu imaginei ele hidratou muito o que estava estragado e meu cabelo continua bem saudável. Foi uma mudança pro bem…
    (Claro que pra mudar de cor vai ser uma saga, mas como mencionado no post, considero uma boa alternativa para quem “queira ficar 1 ano sem fazer nenhuma alteração capilar.”)

    • pois é, eu usei o casting e estou no grupo dos que querem ficar 1 ano sem fazer nenhuma alteraçao capilar. meu ano tá quase acabando aleluiaaa \o/
      hahahahhaha bjos

  10. Meu cabelo detesta anilina vermelha/rosa! São as primeiras cores a desbotar. :((
    Pintei meu cabelo com 5 cores, sendo 2 essas de cima, e foram as primeiras à sair!

    Eu não recorro ao preto, mas ao castanho médio, que fica a mesma porcaria no meu cabelo. ‘—‘

  11. Eu sou loira e sempre que quero escurescer o meu cabelo, eu pinto de chocolate.
    Para mim é uma boa, porque depois eu clareio com agua ox. vol 20 e ele ainda fica branquinho, perfeito para quem quer ficar platinada, mas dependo do cabelo de cada um, no meu funciona. Lenbrando que a cor chocolate deve combinar com seu tom de pele.
    No caso do preto já cometi este erro, só passando a tesoura.

  12. É, acho que a cagada do preto é universal para quem tem costume de variar as cores de cabelo… eu também já fiz essa besteira! Mas eu já cortei o cabelo no estilo Emma Watson, uns anos atrás, e não me arrependi, não, achei ótimo! Meu cabelo é cacheado, mas perdeu os cachos e o volume quando ficou curtinho. Eu só passava um tiquinho de leave-in e pronto. Fiquei 2 anos com ele assim, depois enjoei porque realmente não dá pra variar. É que meu cabelo cresce rápido, então nunca tive medo de cortes radicais…

  13. Eu cometi o erro da anilina.Fazer o que,ser pobre é uma merda.Mais o pior é ser pobre e querer ter estilo,porque custa caro xD
    Passei o castanho 5.0 na mecha vermelha e neutralizou.Pra quem quer se livrar do vermelho ou do rosa não adianta se desesperar e tacar descolorante (mas nada comparado ao preto,que durou 6 meses no meu cabelo ¬¬).

    Ahn,cabelo verde só nos meus sonhos.

  14. Já cometi o erro 1 o 3 e o 6 rsrsrsrs não tem jeito, sou do tipo que cansa do mesmo cabelo por muito tempo, mas não cortei muito não, agora estou com vontade decortar mais um pouco, ums dois dedos acima p/ manter o corte agora estou com vontade de voltar a cor natural (meu cabelo está avermelhado) que é castanho médio, penso em colocar o 5.1 novamente (já usei) mas saiu logo e voltou um pouco a ficar avermelhado, sinto que a qualquer momento vou cometer o erro 1 denovo e passar alguns aninhos com os cabelos escuros novamente, agora é ficar reestruturando pq tá uma palha depois de tantas loucuras, fora que meu secador e minha chapinha estão aposentados p/ não lascar mais ainda, rsrsrsr…

    Só uma perguntinha super curiosa: como vcs conseguem o efeito preto turquesa? *-* meu olhos brilharam aqui qnd li isso, amo estes tons *-* Bjos:*

  15. cometi o erro 4,ficou 6 meses no meu cabelo!!e isso so porque cortei no 6 mes bem curto;ficou alguns fios assim no meu cabelo,e fui olhar hj e ainda tava vermelho!pqp

  16. Agora fiquei em dúvida…se tinta preta é assim tão ruim, como vou fazer quando quiser voltar a ser morena?? Agora to loira, com uma cor horrível por sinal, mas meu cabelo é castanho médio! Só não pintei ainda, pq meu cabelo ficou meega detonado, por ter feito luzes duas vezes e depois pintado ele todo! Ahhhhhhhhh, e agora?? Não entendo nada disso, e pensei realmente q tinta preta fosse a solução para os meus problemas! Não vou aguentar por muito tempo mais sem pintar esse cabelo cor de burro quando foge!
    Alguém me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, por favor!!
    Brigada, bjinhos!

  17. 1, 4 e 6, não necessariamente nessa ordem! o/
    Só não caí no 5 pq depois que li aqui sobre o Zene Progress eu comprei e ainda to usando aquela garrafona imensa do produto. E SIM, ele é bem compatível com qualquer coisa. Até com a minha quase totalmente falecida/cortada/disfarçada anilina rosa que ainda persiste nas pontas.

  18. já cometi o 1, 3 e o 6. nessa ordem. e por incrível que pareça, não me arrependi nada disso ! eu era loira, tingi de preto, enjoei, descolori, ficou loiro amarelado por muito tempo, cortei. hoje está branco, curto (cabelos curtos viraram um vício pra mim) e com todos esses erros eu praticamente só tirei coisas boas (com exceção de um pequeno rombo na minha conta bancária) , como a experiência, o conhecimento, a vaidade que antes eu pouco me importava e a diversão que foi ver o resultado de cada descoloração e rir do próprio cabelo ! resumindo, fiz merda? fiz. mas faria tudo de novo ;]

    • tb faria de novo tanto que fiz todas as ordem menos a numero 6 a alguns dias descolori nao gostei taquei preto estou fazendo ele desbotar esta uma cor horrorosa sera que ele sobrevivera

  19. adorei o site, achei ele no momento de desespero que estou passando depois de cometer o erro 3… porque antes cometi o erro 4 (porem com verde) e mesmo lavando todo dia nao saia o maldit* verde… ai meu cabelo está mais elastico que nunca e estou a procura de salvações por que nao quero de jeito nenhum ter que apelar pro erro 6… Oxi!

  20. Há também um 7° erro: achar que pranchas “feitas” pra passar em cabelos úmidos não estragarão os mesmos. Fiz isso, mesmo com o cabelo quase seco, e com leave-in termoativado, e estragou meu cabelo. Meninas, seja a prancha feita pra cabelos úmidos ou não, não recemendo passar neles. esperem o cabelo secar, que é melhor.
    E passar tinta sem amônia, com o objetivo de estragar menos o cabelo. Tirando a Casting, que eu usava quando estava grávida, e era boa, usei de uma outra marca, e acabou com meu cabelo. Voltei a usar com amônia mesmo. Bom, depende da tinta.

    • é verdade, cuidados com chapinha e o abuso dela entram num 7º erro, silencioso e a gente só percebe quando ja ferrou tudo!
      eu sinceramente nao acredito muito nessas tintas sem amonia, elas podem ser até sem amonia mas tem mil outros componentes que ferram tudo! a casting mesmo deu uma boa estragada no meu cabelo, principalmente na parte que já tinha descoloração. Passei 1 ano de bad hair ¬¬

  21. Estou inclinadíssima a cometer o erro 4, duas vezes, já que pretendo um vermelho rosado, ainda depois de todas as advertências da Raki. Mas tenho minhas justificativas (afinal, sempre temos) ; pois eu já pinto os cabelos de vermelho. E não tô nenhum pouco afim de mudar, então, o problema da impregnação de anilina seria a solução para a não impregnação as tintas que desbotam horrores, hehehe…vamos ver.
    E o risco maior eu não corro, que é o de detonar o cabelo. A Anilina não detona, e sim a descoloração. E não vou descolorir. A Parte do clareamento já fica por conta da tinta que uso, e que já deixa meu cabelo vermelho, e a anilina serviria só para dar uma força no vermelho, rs….
    Como ficará? Não sei… RS..
    Eu falo depois!
    Bjo procês!

    • ah, a anilina da um super up no vermelho de tinta, um banho de brilho…fica lindo…
      problema que muita gente resolve desistir do vermelho e quer fazer a platinada e me deixa louca aqui no blog, menina.
      “ai Raki to ruiva quero ficar platinada qq eu faço? meu cabelo ta preto quero descolorir!”
      ai vc ja sabe, né…
      tomara mesmo que vc nao entre nos erros, pq se ficar só na anilina é um puro acerto, ruivão é tudo de bom!

Deixe um comentário ;)

