Preparação para o verão – parte 2: Protegendo o cabelo.

Padrão

Olás para todos, como prometido aqui estou para falar um pouco mais sobre as preparações para o verão, hihihi. Não sei quanto aos outros lugares, mas SP já tá tão quente que chega a ficar insuportável, nem quero pensar quando de fato a estação chegar. Mas vamos ao post: hoje, como já havia comentado no post anterior, o assunto é o preferido de geral aqui do blog, ou seja, cabelos.

No verão, as madeixas acabam sofrendo mais com o sol, além dos banhos de mar, piscina, além de ficarem presos boa parte do tempo. O post vai falar de regrinhas básicas para os cabelos continuarem lindos no verão e algumas receitinhas caseiras dos tratamentos, já que economizar é sempre legal. Então vamos ao que interessa:

Cauterização/Selagem

Como os cabelos entraram em contato com água salgada e água quimicamente tratada, é preciso fazer com que as escamas estejam fechadas, como se o fio fosse hipermeabilizado, para que nem o sal nem a quimica penetre a fundo e cause ressecamento, quebra ou desbotamento. A cauterização não tem muitos segredos, mas é o tipo de coisa que sempre funciona bem. Aqui vai a receitinha que eu faço, ela é uma cauteri-reconstrução, porque é um pouco mais encorpada.

Voce vai precisar de:

  • Shampoo anti-resíduos
  • Queratina líquida [use uma com boa qualidade, a da keramax, por exemplo]
  • Creatina [vende em loja de suplemento atlético, você também pode pedir para aquele amigo bombadinho, pois usa pouquinho]
  • Gelatina sem cor e sem sabor
  • Secador/Chapinha

Preparação:

Primeiramente, você vai fazer uma misturinha líquida com a queratina, a creatina e a gelatina. Aqueça um pouco de água [coisa de duas colheres serão suficientes] e hidrate duas colheres de chá de gelatina. Adicione uma colher de chá de creatina e queratina o suficiente para seu cabelo [no meu, que é no meio das costas, vai dois dedos da ampolinha]. Reserve.

Aplicação:

Você vai lavar o cabelo com o anti-resíduos muito bem lavado, essa parte é realmente importante. Em seguida, seque um pouco o cabelo e aplique a mistura das ‘inas’ mecha a mecha, tomando o máximo de cuidado pra não pesar a mão em nenhuma, aplicando mesmo só o necessário pra dar uma melecadinha. Deixe descansar por uma meia hora, seque o resto do cabelo e pranche, mecha a mecha, cuidadosamente. Fique ao menos 24h sem lavar o cabelo, para fixar bem. Se quiser potencializar ainda mais o efeito, ao lavar o cabelo, faça um exágue de suco de limão ou vinagre diluído, pois ambos tem ph reduzido e ajudam a selar as escamas.

OBS: é bem comum o cabelo ficar endurecido, mas não se afobe, que na lavagem ele já volta ao normal.

Agora estamos com o cabelo limpinho e selado, então vamos ao cuidado quando já estivermos no verão mesmo…

Manutenção

É importante acrescentar que a selagem é apenas uma medida preventiva, apesar de muito importante. Outros hábitos durante a estação também são cruciais para que os fios permaneçam o melhor possível. Aqui vão algumas outras dicas que podem ser úteis:

  • Não molhar o cabelo em água de piscina ou mar. Eu sei que é complicado minha gente, mas se puder evitar, evite.
  • Evitar prender com elásticos que puxem. Prefira as piranhas, são práticas e estragam menos os fios pois não os aperam tanto.
  • Aplicar creme sem enxágue como fator de proteção solar. Não são todos os cremes que possuem, mas sempre que der, use os que possuirem.
  • Misturar um pouco de glicerina liquida ao creme sem enxágue. Isso faz com que o cabelo retenha água do ambiente, fazendo com que absorva menos a água do mar/piscina. Reaplicar a mistura sempre que sair da água.
  • Lavar os cabelos com um jato de água doce após a exposição ao mar/piscina, sempre que possível.

Além dessas dicas, não se deve esquecer de continuar seguindo seu esquema de hidratação, seja quinzenalmente ou uma vez por semana, com sua receita de costume mesmo. [o que??? ainda não tem seu esquema nem sua receitinha? melhor providenciar o quanto antes!]

Bem galere, por hora é isso, mais tarde ainda essa semana posto mais um da série, provavelmente será o último, com um apanhado de coisas relacionadas a como manter o bronzeado, como proteger melhor a pele, entre outras coisas importantes.

Espero que tenham gostado. ;**

Anúncios

»

  1. Eu conheço uma receita boa de “selagem”

    eh creme reconstrutor + ampola semi di lino + quantidade de queratina nescessaria pra cada cabelo
    lava, passa a mistura, seca, prancha, enxagua e zás cabelos perfeitos

    • Então, a anilina ortoquimica eu conheço só uma loja que vende, ela fica na Av. Industrial, em frente ao shopping. Você sai do shopping pela saida de pedestres, atravessa a rua e segue em direção à estação, é uma loja que vende produtos pra artesanato, estatuetas de gesso e coisas de madeira.

      Só comprei anilina rosa lá, então não sei se tem mais cores, e também já faz uns dois anos, pode ser que eles não vendam mais…

      Agora tem tbm a anilina de papel, que é a que eu mais usava. Essa eu achei com bastante facilidade em papelarias maiorzinhas, e a maneira de usar é a mesma.

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s