Umectação Capilar ou Banho de Óleo

Padrão

Umectação ou banho de óleo é um tratamento à base de óleos ou manteigas vegetais para hidratar e repor lipídios. É bastante indicado para cabelos com pontas muito ressecadas ou para quem usa secador e/ou prancha com frequência.

Para fazer é simples, basta aplicar algum óleo ou manteiga vegetal (livre de óleo mineral) nos fios úmidos ou secos, especialmente nas pontas e/ou mechas mais ressecadas. Não há tempo de pausa específico. A técnica também pode ser usada antes de lavar os cabelos, para proteger os fios da agressão provocada pelo shampoo.

O óleo mineral não é indicado para este tratamento, pois não é absorvido pelos fios, agindo apenas na parte externa, como maquiagem. Em alguns casos o óleo mineral também pode deixar o cabelo ressecado, já que ele impede a penetração de ativos de tratamento. Por isso, antes de comprar seu óleo, verifique na composição se ele é puro, pois a maioria dos óleos vendidos em lojas de cosméticos são compostos por óleo mineral e óleo vegetal, com adição de corante e fragrância.

Sempre verifique se há algum desses componentes: Óleo mineral, parafina líquida, vaselina líquida, mineral oil, petrolatum, paraffinum liquidum.

Alguns tipos de óleos indicados: oleo de amêndoas doces
oleo de ricino
oleo de côco
manteiga de karité
oleo de jojoba
oleo de argan

ou até mesmo azeite ou óleo de cozinha (meio ecat, mas é válido nos momentos de desespero)

Fonte: Comunidade Hidratação Capilar

Agradecendo mais uma vez o carinho e a atenção recebida nos comments…

beijos, meninas e (poucos) meninos

Anúncios

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. eu só uso azeite no creme…
    uma vez li em algum lugar que umectação é ruim pq forma uma barreira no fio, já que não é solúvel em água e então as hidratações não entram, além do risco de não tirar direito e queimar os fios depois~

    enfim, não sei se é verdade, mas umectação pra mim nunca fez bem mesmo xD

  2. Nossa no meu cabelo foi maravilhoso e olha que só fiz uma vez, tive um excesso de queratina (sabe muitas progressivas e em lugares errados, meu cabelo estava totalmente fora de controle, não sabia mais o que fazer e pra mim a umectação ajudou muito)

  3. fiz luzes, progressivas ,pintei meus cabelos estavam totalmente danificados.Então resolvi fazer a umectação foi a melhor coisa , eles ficaram maravilhosos com um brilho sem igual , recomendo

  4. Eu uso óleo de semente de uva no cabelo da minha filha de 6 anos e não é agressivo como a maioria dos cremes de tratamento.
    Como o clima onde moramos é muito seco, é uma solução e tanto. O cabelo fica hidratado e com brilho.

  5. Pingback: Maroccan Argan Oil / Óleo de Argan – Introdução « Hair Modification.

  6. Pingback: Cabelo Elástico – Danificado – E Agora? (by Raki) « Hair Modification.

  7. Pingback: Cuidando de Cabelos Descoloridos ou Tingidos [vídeo] « Hair Modification.

  8. Cara, eu to louca pra usar o azeite extra virgem , mas e o cheiro dessa bgaça ?? Já usei Glicopan pet [maravilha], já usei tutano [eca, mas perfeito]. E o azeite, sai fácil do cabelo o cheiro ? Passa puro ou com creme ? Obrigadinhaaaa;*

  9. Pingback: Dicas de Óleos para Umectação Capilar « Hair Modification.

  10. Oiie Raki, conheci o blog no meio desse ano, mas já to amando, seus posts são perfeitos e você é super bem humorada. Aqueles óleos corporais da natura, pra massagem, servem na umectação? Entre no site da natura só pra ver os ingredientes do óleo… kk’ E não tem nada de vaselina, petrolato, óleo mineral nem parafina. Serve? Beijos ‘

  11. Raki, vc ia pirar muito aqui em Sampa, euhasuahsuh. Quando vc vier, aproveita pra fazer meu tour preferido, desça na Sé que lá tem uma rua INTEIRA de lojas que vendem óleos 100% vegetais (inclusive de argan) , além de bases pra tudo (pra fazer shampoo, condicionador, creme hidratante), tem todo tipo de manteiga (de karite, de cupuaçu), e todo tipo de pote pra vc guardar isso. E ainda é barato! E daí, saindo de lá, é só andar uns 6 quarteirões que vc sai na Ikesaki, já que a Liba é do lado!

  12. Pingback: Produtos Sem Petrolatos – Lavagem Suave « Hair Modification

  13. esses óleos para umectação são maravilhosos, e eu fico impressionada como eles dão um Up no cabelo e saem fácil na lavagem, eu digo isso porque uma vez eu tive a infeliz idéia de colocar creme de pentear na raiz do cabelo e ele impregnou de um jeito que eu lavei com: sshampu, sabonete, mas foi só o Limpol que tirou a Éca grudada!

  14. Querida, estou encantada com o seu blog, várias receitas interessantes, vou fazer a umectação agora, posso fazer em seguida a hidratação yamasterol? venho dar uma dica que venho usando já há 1 mês e o resultado é excelente:
    3 vezes por semana, antes de dormir, lavo bem o rosto, e misturo na hora na palma da mão, um pouco de hipoglos, bepantol e umas gotinhas de arovit (pode ser arovitel, vitamina A), passo no rosto todo, principalmente nas minhas olheiras que tinha muita e durmo, no dia seguinte lavo o rosto normalmente, e passo filtro solar para sair de casa, é impressionante o resultado.

    beijo

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s