Shampoos/Xampu – Sem Sal, Anti Resíduos…

Padrão

Olá, pessoas!

Bom, a um tempinho atrás, levei uma bronca de uma das leitoras do blog (Cris) por nunca falar de shampoo no blog. E realmente, mas porque eu não dou muita importância a eles. Não é a minha prioridade na hora das compras e nem gasto horrores, procuro comprar um razoável para a lavagem normal, tipo Dove, Pantene, as vezes até esse Seda  da linha nova, e outros nessa faixa. Também já investi  em shampoos um pouco mais caros como da Tânagra, Acquaflora entre outros, e não vejo nada tão milagroso, sinceramente. Por isso repito, não ligo muito para shampoo.

Eu também uso bastante os shampoos desamareladores por causa do loiro do cabelo e os anti-resíduos sempre que vou fazer uma hidratação mais caprichada, já usei da Nielly (como odeio todos os produtos dessa marca ¬¬), da Biorene (barato e adorei, muito bom, mas não achei mais) e atualmente estou usando o da Amend, totalmente aprovado, preço legal também.

Quanto a shampoos sem sal, eu e algumas amigas coloridas não notamos diferença quanto ao desbotamento da tinta, nem que evita o ressecamento e tal.

Enfim, como não tenho muito mais coisas pra dizer, resolvi furtar amigavelmente um texto, vou por aqui as partes que gostei mais:

O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7.
Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.
No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido.
Nossos xampus contêm geralmente detergentes aniônicos (cargas elétricas negativas) que abrem as escamas da cutícula para a limpeza.
Também é fundamental saber como a água que usamos para a lavagem foi tratada.
Aqui no Brasil é usado o cloro, o que determina que a concentração do tensoativo (detergente) no xampu seja em torno de 25%. Já na Europa e nos Estados Unidos, onde a água é tratada com cálcio e magnésio, essas concentrações vão de 50 a 75%.
Como escolher o seu xampu
Xampu para cabelos secos, para cabelos enrolados, para cabelos loiros… conheça os tipos existentes no mercado e o que eles podem – e o que não podem – fazer pelo seu cabelo
Dezenas de marcas e de tipos diferentes de xampu são oferecidos, cada um com uma promessa mais maravilhosa do que a outra… será que é isso mesmo?
Esta é uma questão controversa, que divide inclusive cabeleireiros e profissionais de beleza. Para alguns a promessa dos xampus é, na realidade, uma meia-verdade. “A questão é o que os xampus não são para cabelos oleosos, secos, opacos. São para cabelos que estão oleosos, secos, opacos.”
Já para outros. “Xampu é xampu, ele serve para limpar o cabelo. O processo é simples: o xampu vai abrir as escamas e limpar o fio.
Tipos de cabelo
Pelo sim ou pelo não, antes de escolher o produto (xampu ou condicionador) a aplicar em seu cabelo, você precisa saber como está o seu cabelo. Oleoso, ressecado, normal, misto?
Cabelos mistos: têm oleosidade maior na raiz e as pontas são mais secas. Os cabelos tratados com escova progressiva tendem a apresentar características de cabelos mistos.
Cabelos secos: os cabelos que estão ressecados são mais opacos, “armam” e “quebram” mais facilmente.
Cabelos oleosos: são os cabelos que dão a impressão de estar “sujos” com mais frequência, mesmo com apenas um dia sem lavar.
Cabelos normais: têm uma oleosidade balanceada, fios lubrificados na medida certa, brilho e flexibilidade.
Freqüência de lavagens
A regra não poderia ser mais simples: lave os cabelos quando eles “pedirem”. Não existe problema em lavar todos os dias, se for necessário assim.
Se os seus cabelos estão oleosos, lave-os. Nada mais incômodo do que um cabelo mal-lavado. E nada mais gostoso do que um cabelo limpinho e cheiroso.
Lembre-se, porém, da hidratação correta: ela é essencial para a vitalidade e a saúde dos seus cabelos.
Xampu anti-resíduos é um produto de limpeza profunda, e por isso não deve ser usado sempre. A freqüência de uso recomendada é de uma vez por semana. Eles removem restos de produtos que você utilizou no cabelo, como condicionadores, leave-in, mousses etc., evitando acúmulo de substâncias, o que deixa o seu cabelo sem vida, opaco e pesado. Ele não é recomendado para cabelos com progressiva.
Xampu sem sal é mais suave do que os outros, e extremamente indicado para cabelos quimicamente tratados, principalmente com escovas progressivas. Este tipo de xampu combate o ressecamento do cabelo, diminuindo sua porosidade. É uma escolha bem inteligente, e cada vez mais os bons salões vêm “descobrindo” este tipo de xampu, que, entretanto, existe há muitos anos.
Xampu anti-resíduos: ele existe, ele funciona, ele é indispensável
Capricho ou necessidade? Afinal, o xampu anti-resíduos serve para quê? Estas perguntas já devem ter passado alguma vez pela sua cabeça, certo? Mas e o xampu? Passou também?
Saiba que se você tem o ótimo e corretíssimo costume de usar produtos sem enxágüe, fatalmente cairá nas graças dos produtos de limpeza profunda. Isso porque os finalizadores acabam impregnados no cabelo mesmo depois de lavados com xampus convencionais. A saída é apelar para um anti-resíduos, que realiza uma lavagem mais profunda, melhorando a oxigenação dos fios.
bonito como antes? Puro mito! Por quê?
Simples: depois de um período de uso (que varia de cabelo para cabelo), alguns produtos – normalmente os que contêm silicone – ficam acumulados nos fios, formando uma espécie de barreira, que impede a penetração e a ação de xampus convencionais e máscaras de hidratação.
É nessa hora que os anti-resíduos podem ajudar, pois ele é capaz de deixar seu cabelo pronto para receber os ativos do seu xampu habitual nas próximas lavagens, uma vez que ele possui uma carga maior de agentes de limpeza. Em vez de correr até a loja de cosméticos para renovar o estoque dos seus produtos, use um xampu anti-resíduos semanalmente ou a cada 15 dias.
Fique de olho
• Como os anti-resíduos abrem bem as escamas do fio para retirar as impurezas, recomenda-se aplicar uma máscara hidratante logo em seguida para evitar o ressecamento do cabelo.
• Nem pense em diluir o xampu em água para deixá-lo mais “fraco”. A fórmula já é balanceada e a água misturada só vai atrapalhar o resultado final.
• Procure comprar anti-resíduos com PH neutro (em torno de 7). Eles agridem menos porque não retiram os nutrientes dos fios.
• Os anti-resíduos eliminam dos fios o excesso de cloro, sal, poluição, mousse, reparador, gel, creme para pentear e toda a sorte de produtos.
• Se você colore os cabelos, use os anti-resíduos com muita moderação (uma vez por mês), pois ele elimina parte dos pigmentos da tintura.
• Cabelos que passaram por escova progressiva não devem receber os anti-resíduos com freqüência em função da sua ação de limpeza profunda, que acaba retirando a química dos fios.
Desvendando o mito: xampu com ou sem sal?
Você está cansada de ouvir por aí que é melhor passar longe de xampu com sal, certo?
Muitos profissionais, fabricantes e vendedores repetem em coro “xampu com sal faz mal para os cabelos”. Não por acaso, a moda nas prateleiras das lojas de cosméticos são os xampus que não contêm a substância. Mas, afinal de contas, o sal é tão ruim assim para os fios?
Antes de tudo, é preciso entender que a informação “Sem sal” que consta nas embalagens dos xampus faz referência exclusivamente a um único tipo de sal, o cloreto de sódio – em outras palavras, o sal de cozinha. O fato é que não é possível fabricar um xampu 100 % sem sal.
Isso mesmo! Você leu direito! Todo xampu possui sal, só muda o tipo. Faça o teste! Leia o rótulo do seu xampu, cuja embalagem indica que o produto não contém sal. Você vai encontrar uma palavrinha especial por lá, que pode ser grafada de diferentes modos: lauril, lauryl ou laureth. Normalmente ela vem acompanhada por outras palavras complicadas e o resultado final vira um palavrão. Em todo caso, eis aí o sal do seu xampu!
E por que ele está lá?
Segundo a química, o sal é detergente, molhante, espumógeno, emulsificante e solubilizante. Trocando em miúdos, o sal nada mais é do que o agente de limpeza presente nas fórmulas dos xampus, que além de dar mais consistência ao produto, cria espuma. A pergunta dos especialistas, portanto, é esta: você compraria um xampu que não limpasse seu cabelo? Segundo eles, a agressividade dos xampus à base de sal é mais um mito a ser derrubado, uma vez que a má fama da substância não se comprova cientificamente.
Não podemos esquecer também que, em contato com a água, o sal se dissolve por completo. Além disso, ele não se deposita no fio, pois os cabelos são muito bem enxaguados após o uso do xampu.
Porém, como todo componente químico, em excesso, o sal pode ser prejudicial. Em grande quantidade, ele pode irritar os olhos, a pele e o couro cabeludo. Mas não se preocupe com todos os xampus com sal, vale lembrar que tem os de baixa concentração de sal mesmo que não digam isso, mais cuidados com algumas marcas, elas realmente exageram, pois são feitas para o grande publico e esses não se preocupam em nada com o que usam no cabelo.
Quimicamente, xampus com sal não têm contra-indicações. Tanto que as grandes marcas americanas e européias seguem comercializando esses produtos até hoje.
Sal e escova
Com a moda das escovas progressivas e definitivas, muitos profissionais passaram a recomendar às clientes que lavassem o cabelo com xampus sem sal. De fato, muita gente acredita que o xampu com sal pode comprometer o efeito liso. Isso, no entanto, não é verdade do ponto de vista químico. Portanto, nenhum sal é capaz de alterar a eficácia de tratamentos químicos desse porte.
Se você alisou seus fios não se preocupe com o sal, mas sim com hidratações freqüentes e com o PH do seu xampu, que deve ser ácido (em torno de 5). Mas por quê?
Simples: no processo de alisamento o PH do produto utilizado é alcalino, justamente para abrir bem as escamas do fio, que será reestruturado. O PH ácido do xampu fechará as escamas.
Os xampus sem sal são os que têm o PH mais equilibrado para quem passou por processo alisantes, por isso a indicação dos profissionais.

Sal e cabelo bonito
E por que eu noto que meu cabelo não fica bonito quando eu uso xampu com sal? Não culpe o sal. Culpe, dentre outros fatores, o PH do seu xampu, que, provavelmente não é o mais indicado para o seu caso. Ou culpe a combinação de xampu e condicionador de linhas diferentes, o que pode causar um conflito de PH.

Fonte:  Roxy Style

Espero que gostem e tirem proveito ;**

Anúncios

Sobre Raki

Raquel, 28 anos, veterinária, cabelereira amadora, louca por modificação capilar, cores, platinado, animais em especial gatos e a dog Hanna. Amo cosméticos, tatuagens, fofuras, vintage, rock, Beatles, House MD. Feminista, feminina e repleta de sonhos, medos e ambiguidades, como todo mundo. Quer fazer uma pergunta? Comentar? Escreve que eu te leio! PS: Sem ofensas a nós, leia os posts antes de perguntar, respostas não serão enviadas por e-mail. Beijos!

»

  1. to com preguiça de ler agora, mas eu ia mesmo te falar do Shampoo da Elseve Reparação 5, da linha do tratamento noturno que eu tinha falado (que é melhor que o geleia real); ele é muuuito bom! Nunca vi um shampoo que enquanto ta lavando ja deixa o cabelo condicionado, macio. Quando vc passa o condicionador e o tratamento noturno, então… fica uma beleza! E olha que meu cabelo ultitamente ta meio imune a tudo. Mas o shampoo me surpreendeu, eu to até lavando mais o cabelo com shampoo (traindo o movimento low poo) por causa dele!

    (depois leio o post inteiro e comento direito, rs)

    • bom, se o seu cabelo tá imune a tudo, anti residuos nele!
      (foi a dik que eu peguei depois desse post)
      eu já gostava de anti residuos, agora, entao, amo-os.
      eu gosto bastante de elseve, usei o condicionador dessa linha e tentei lembrar se usei o shampoo, mas acho que não…o condicionador por si só é melhor que muita hidratação por ae…
      o tratamento noturno eu não usei, o de geléia real foi bom pro meu cabelo pq tenho uns pedaços porosos, e a cera é boa pra porosidade, quando passo, acordo no outro dia com o cabelo perfeito (tudo bem que volta depois, mas o importante é ser feliz por algumas horas)
      sei lá, esse post diz que o cabelo nao se acostuma com produtos, mas eu acho que sim, ele fica mimado. o meu antes se contentava com qualquer porcaria, agora cada vez quer mais luxo.
      jaja só absolute repair vai dar jeito nele, tsc.

  2. Raaaaaaki, tipo, meu cabelo é suuper enrolado e loiro –‘

    Faço alisamento e pinto de vermelho =B

    Se eu usar um Xampu anti residuos vai “sair” o alisamento? e desbotar a tintura?

    Obrigada =*

    • é um texto copiado…até parece que tenho tanto assim pra falar sobre shampoo…ashuauhsas
      e olha que resumi ¬¬
      eu tenho desse dove aqui em casa, mas minha mae tacou vg neles, nao to usando pra nao alterar a cor das minhas mechas, mas, como sempre digo, acho que shampoo nao faz tanto milagre assim não, apesar de gostar de dove, ele deixa o cabelo macio…é um desses de mercado que mais gosto!

  3. Oii raki, eu queria te fazer uma perguntinha que não tem nada a vê com esse post 😛 eu queria saber se o AM e VG pega em cabelos escuros, tipo não preto um castanho tipo assim meio escuro e meio claro XD
    Bjookas :*

    • pegaaaaar, pegaaar, como deveria ficar mesmo, não.
      fica mais escuro, quase preto, e na claridade se vê um reflexo azulado no caso do am e arrouxeado no caso da vg.
      o indicado é mesmo fazer uma descoloração =)

    • Olha, a progressiva nao desbota mt não, só o anti-residuos que tem que lavar antes de fazer a progressiva e o formol que dizem que desbota um pouco, mas nada significativo…mas uma vez fiz aquela x-tenso da l’oreal, desbotou MUITO, tinha acabado de retocar…sorte que era keraton, que é baratinha…culpa daquele neutralizante, neutralizador, sei lá…escovas que tem que usar esse produto, desbotam MUITO a tinta, do contrário, são tranquilas.
      mas dizem que o melhor mesmo é descolorir, fazer progressiva e aí sim passar a cor fantasia =))

  4. Oii Raki,
    Eu tbm vou te pedir uma coisa q naum tem nd a ver com esse post XD . Eu queria saber se vc tem algum contato confiável q venda especial effects pra mim passar.
    bjs Mii

  5. eu não dei bronca não xD
    todo mês eu compro um shampoo diferente… esses que o pessoal falou eu já usei e não dá muito certo, meu cabelo é oleoso demais (descolorir ajuda muito, mas mesmo assim)
    aí qualquer um desses mais condicionantes deixa um sebo, os de oleosos deixam uma palha -.-

    na comu de hidratação capilar tem receita de anti-resíduos, só misturar shampoo com fermento. dia desses me dá aloka e eu testo!

    • uhasuhsauhsa nao me senti ofendida, achei um puxãozinho de orelha simpático xD
      tava faltando mesmo pro blog um post sobre esse assunto, e foi util pra mim mesma, pois parei pra prestar atenção um pouco neles ^^
      meu cabelo é misto, agora que está curto, sinto ele sujo quase todos os dias, adorei saber que nao tem nada de mal em lavar sempre…e comigo acontece o mesmo que com vc, os pra cabelo oleoso deixam uma palha, aquele fructis entao *medo*
      e os condicionantes deixam meio sebo…principalmente alguns sem sal.
      de qq forma, valeu a idéia pro post, se tiver mais alguma, mandae ^^

      FERMENTO NO SHAMPOO?
      *muito medo, muito!*
      que esquisito, poxa, dá pra comprar um anti residuos por 5 reais, to fora desse de fermento sauhuhas xDD

  6. Ola…adorei o post e keria tirar ma duvida ^^, fiz uma deskoloração no meu kabelo a mais ou menos uns 5 meses e não gostei do loiro dai pintei de preto pra cobrir,faz 4 meses q não pinto o cabelo e agora meu ele ta castanho avermelhado e eu keria mto passar pro ruivo, fui numa perfumaria e a atendente me disse q se eu usasse o anti-residuos poderia pintar q pegaria…será q pega mesmo????

    • o Miguel recomenda phytoervas de menta e hortelã, que abre bem as escamas do cabelo.
      eu recomendo o da amend – clean intensy, muito bom e otimo preço.
      alguns leitores recomendam acquaflora,eu gostei do biorene tb…
      pronto, alguma dessas vai te agradar ^^

  7. Só um pequeno comentário!
    Eu vi uma reportagem em que uma desses meninas que entendem disso disse que é puro mido dizer que shampoo faz isso e faz aquilo, o shampoo é só pra limpar o cabelo e pronto.

    :*

  8. OIE!!!! Meu cabelo e liso na raiz e cachedo nas potas, Da para entender?! mas é. o Que faço com shapool e condicionador? Ja usei de tudo e ele ou fica oleoso na raiz ou muitissimo seco nas pontas . “detalhe” ele e bem comprido.

  9. Olha gostaria de deixar aqui uma informação util pra vocês meninas,certos tipos de shampoos, condicionadores e mascaras que prometem liso perfeito tipo SEDA e FRUCTIS são perigosos porque em sua fórmula possuem alisantes com um percentual baixo mais que ficará no teu cabelo, mesmo o cabelo virgem que for passar por algum processo químico do tipo “descoloração” o resultado será desastroso, por isso se estiver fazendo uso desses tipo de shampoos dessas marcas, avisem a seus cabeleleiros antes de submeter a qualquer especie de descoloração, o desastre pode ser tamanho que podera sair do salão sem as partes do teu cabelo onde o descolorante foi aplicado, já vi isso acontecer no cabelo de uma cliente do salão onde trabalho, o cabelo nunca havia passado por qualquer tipo de quimica, saudavel e forte, a cliente quiz fazer mechas e o cabeleleiro nao fez o teste de resistencia da mecha, pq a moça afirmava que o cabelo era virgem e ele confiou no seu dignostico, mais o resultado foi assustador o cabelo começou a ferver, derreter mesmo, onde foi aplicado o produto a moça ficou sem o cabelo, o cabeleleiro ficou maluco e insistiu com a moça que ela deveria ter usado algo, e ela afirmava que nao nunca tinha usado quimica nenhum no seu cabelo, até que por fim disse que usava esse shampoo SEDA com efeito de liso, conclusão a moça entrou no salão com um cabelo lindo enorme e saiu com os cabelos faltando partes, se fosse comigo processaria o fabricante, porque não tem essa informação bem clara nos rotulos, enganam o consumidor, nao orientam dos perigos, so querem vender os produtos.

Deixe um comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s